Play Store do Google não terá que abrir para concorrentes ainda

Apesar da justiça já ter decidido isso antes, agora a Play Store do Google não terá que abrir para concorrentes ainda.

O processo da Epic contra o Google resultou em uma decisão final que exigiria que o Google abrisse sua Play Store para concorrentes de lojas de aplicativos de terceiros, mas isso não parece mais ser um requisito.

James Donato, o juiz que preside o caso, fez algumas mudanças em sua decisão após o pedido do Google para uma suspensão dos novos regulamentos que o Google teria que seguir.

Isso também ocorre depois que o Google confirmou que entraria com um recurso contra essa decisão. Sem dúvida, na esperança de que toda a decisão seja revertida.

Na decisão original, Donato disse que o Google seria obrigado a abrir sua Play Store para lojas de aplicativos de terceiros.

Isso significaria que empresas como a Epic poderiam trazer uma versão Android da Epic Games Store para a Play Store. Onde seria mais facilmente descoberto pelos usuários.

A decisão também declarou que o Google teria que permitir isso por três anos para permitir que a concorrência ganhasse algum crescimento. Tudo isso estava definido para começar em 1º de novembro de 2024. Então, pouco menos de duas semanas a partir de agora.

É aqui que a mudança acontece. Donato concedeu o pedido de suspensão do Google. Isso significa que a Play Store pode permanecer fechada para concorrentes por enquanto. Dando tempo para o Google prosseguir com seu recurso.

Play Store do Google não terá que abrir para concorrentes ainda

Play Store do Google não terá que abrir para concorrentes ainda
Play Store do Google não terá que abrir para concorrentes ainda

A suspensão também foi concedida a todas as outras partes da decisão, exceto para um dos requisitos que Donato estava impondo.

Embora o Google não tenha que cumprir a maior parte da decisão de Donato, por enquanto, uma parte da decisão permanece intacta e começará na data proposta de 1º de novembro.

O Google não poderá mais assinar acordos com desenvolvedores ou fabricantes que beneficiariam a Play Store e isolariam os concorrentes.

No processo da Epic, foram feitas alegações de que o Google estava garantindo acordos com desenvolvedores e fabricantes que prejudicavam a concorrência.

Por exemplo, ele ofereceria participação na receita, vantagens e/ou dinheiro aos fabricantes para tornar a Play Store a única loja de aplicativos pré-instalada em seus dispositivos.

Ele estava oferecendo acordos semelhantes aos desenvolvedores para colocar seus aplicativos na Play Store exclusivamente. Donato decidiu que isso de fato prejudicou a concorrência e foi parte do motivo pelo qual a Play Store foi designada como um monopólio ilegal.

A partir de 1º de novembro, o Google não poderá mais fazer esses acordos.

Não é provável que seja tão impactante quanto o Google ter que cumprir a decisão completa. No entanto, deve permitir uma pequena oportunidade por enquanto para que os concorrentes tenham uma chance contra o Google.

A suspensão administrativa de Donato pode ser temporária, mas há uma chance de o Google poder estendê-la. Com a suspensão temporária em vigor, o Google tem tempo para apelar do veredito no Nono Circuito.

O recurso ainda pode acabar em favor da Epic. Dito isso, Donato diz que acredita que o Nono Circuito também pode conceder uma suspensão mais longa, relata o The Verge.

Isso permitiria ao Google adiar a decisão inicial ainda mais. Potencialmente permitindo que ele contorne a decisão inicial de Donato por vários anos.

Também há a possibilidade de que o tribunal de apelações reverta a decisão de Donato. Ainda é muito cedo para dizer o que acontece lá, mas há algumas coisas que serão impactadas imediatamente.

A Microsoft anunciou recentemente que em breve permitiria que os jogadores do Xbox comprassem e jogassem jogos do aplicativo Xbox no Android. Isso pode não acontecer por um bom tempo.

Com a suspensão administrativa em vigor, o Google não precisa mais permitir que os desenvolvedores escolham outra opção além do Google Play Billing para transações.

Isso deixa empresas como a Microsoft com duas opções. Uma é colocar seu plano de compra de jogos do Xbox no aplicativo em espera. A outra é usar o Google Play Billing. A primeira parece mais provável.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.