Em seu artigo semanal, o desenvolvedor Nate Graham informou que o Plasma 5.18.1 corrigirá muitas falhas presentes na versão 5.18. Confira essa e outras novidades.
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
Desde a última terça-feira, o Plasma 5.18 está disponível para quem deseja usar a versão mais recente do ambiente gráfico do KDE.
Seus desenvolvedores, mais especificamente Nate Graham em seu artigo semanal sobre as funções em que estão trabalhando, pediram desculpas por dizerem que vinha com muitos bugs, algo que, embora seja verdade que eu notei alguma coisa, também acho que me lembro de versões passa com falhas mais irritantes, como a tela não exibirá a imagem corretamente ao acordar um computador após uma suspensão.
De qualquer forma, Graham prometeu que muitos desses erros já foram corrigidos na v5.18.1 do ambiente gráfico do KDE.
Plasma 5.18.1 corrigirá muitas falhas presentes na versão 5.18
Sim, o Plasma 5.18.1 corrigirá muitas falhas presentes na versão 5.18.
Além da correção de erros, o desenvolvedor também mencionou novas funções que chegarão no futuro a médio prazo, como Elisa nos permitirá desativar a função que mostra a posição da música no gerenciador de tarefas.
A seguir, você verá a lista completa de alterações que nos avançaram esta semana.
Novos recursos que chegarão no KDE Applications 20.04.0
- Mover ou copiar arquivos para compartilhamentos do Samba não redefine mais seus carimbos de data e hora para a hora atual (Dolphin 19.12.3).
- No Dolphin, agora é possível criar e colar arquivos nos compartilhamentos do Samba (Dolphin 19.12.3).
- Ao tentar conectar-se a um compartilhamento Samba, agora temos a oportunidade de especificar o domínio, permitindo conexões a compartilhamentos com um domínio não padrão (Dolphin 19.12.3).
- URLs que começam com cifs: // agora são aceitos como rotas válidas para compartilhamento do Samba (Dolphin 19.12.3).
- Os arquivos no Samba não têm mais sentido, pois pertencem a usuários locais aleatórios (Dolphin 19.12.3).
- As ações do Samba agora mostram sua quantidade disponível de espaço livre no Dolphin (Dolphin 19.12.3).
- O Dolphin agora oculta corretamente os arquivos nos compartilhamentos do Samba que foram marcados como ocultos (Dolphin 19.12.3).
- O Okular não é mais bloqueado quando uma visualização de impressão é exibida (Okular 20.04.0).
- O Okular não permite mais que documentos PDF com código JavaScript incorporado esgotem todos os recursos do sistema (Okular 20.04.0).
- A função de detecção de fundo escuro do Konsole agora funciona novamente (Konsole 20.04.0).
- Os usuários que tiveram seus widgets bloqueados no Plasma 5.17 ou anterior agora podem acessar o novo modo de edição global (Plasma 5.18.1).
- O botão “Aplicar” na página Origens de configuração do sistema agora é normalmente ativado novamente, para que possamos salvar as alterações que fizemos na configuração de origem padrão (Plasma 5.18.1).
- A entrada do mouse em aplicativos GTK usando o XWayland agora funciona corretamente (Plasma 5.18.1).
- Fechar janelas usando o efeito Present Windows não interrompe mais a ordem de empilhamento das janelas e evita que as janelas se concentrem ou sejam borradas (Plasma 5.18.1).
- Os aplicativos de snap não ficam mais travados em um estado médio instalado se você cancelar a instalação após receber instruções de que a instalação do aplicativo exigirá que você desative o confinamento de segurança (Plasma 5.18.1).
- O plasma não é mais bloqueado quando você altera a área de trabalho virtual após alterar o design no Wayland (Plasma 5.18.1).
- O texto da barra de menus em aplicativos baseados em Electron agora é legível (Plasma 5.18.1).
- Os atalhos de teclado do acorde do teclado (por exemplo, Alt + d, depois a) funcionam novamente (Plasma 5.18.1).
- As páginas Preferências do sistema novamente nos pedem para salvar ou descartar alterações se tentarmos navegar para outra página com alterações não salvas (Plasma 5.18.1).
- A sessão Plasma Wayland às vezes não é mais chamada de “Plasma (Wayland) (Wayland)” na página de tela de login do System Preferences (SDDM) (Plasma 5.18.1).
- A página de pesquisa Preferências do sistema não permite mais que o conteúdo da exibição em lista rolável se sobreponha à barra de rolagem (Plasma 5.18.1).
- O design do conteúdo da guia “Avançado” na página da tela Login das Preferências do sistema não se estende verticalmente de maneira divertida com janelas grandes (Plasma 5.18.1).
- Os arquivos recentes encontrados nos compartilhamentos do Samba agora podem ser acessados com êxito usando os menus do iniciador de aplicativos (Plasma 5.19.0).
- O indexador de arquivos Baloo agora pode ser ativado, desativado, pausado e retomado novamente (Frameworks 5.68).
- O indexador de arquivos Baloo agora retoma corretamente a indexação, automática e manualmente, depois que a máquina sai do modo de suspensão (Frameworks 5.68).
- Corrigido o bloqueio de vários aplicativos de plasma e páginas de configuração do sistema quando os complementos necessários não estão disponíveis por qualquer motivo (Frameworks 5.68).
- Uma regressão recente sobre como os controles foram colocados nos FormLayouts nos aplicativos Plasma e Kirigami (Frameworks 5.68) foi corrigida.
- Os painéis não maximizados que usam esquemas de cores ou temas de plasma não padrão não têm mais cantos brancos ímpares (Frameworks 5.68).
- O menu de contexto do Dolphin agora tem “Criar novo” novamente na parte superior (Dolphin 20.04.0).
- A exibição Tocando de Elisa agora usa uma versão embaçada e iluminada da capa do álbum como pano de fundo, em vez de exibir uma parte dela na parte superior (Elisa 20.04.0).
- Os itens na visualização em grade do Elisa agora são abertos com um único clique (Elisa 20.04.0).
- Quando uma janela pop-up de notificação que rastreia o andamento de um trabalho estendido se expande para mostrar mais detalhes, não é mais redimensionada repetidamente para ser menor e depois maior novamente à medida que a altura do texto dentro é alterada (Plasma 5.18. 1) .
- Após o feedback de que as informações das ferramentas do Gerenciador de Tarefas com a capa do álbum pareciam um pouco cheias, as redesenhamos para torná-las com melhor aparência e melhor usabilidade (Plasma 5.19.0).
- O indicador de “reprodução de áudio” nos itens do Gerenciador de Tarefas agora é um pouco menor e fica mais próximo do limite ao usar um Gerenciador de Tarefas apenas com ícones; portanto, é improvável que você clique neles por engano (Plasma 5.19.0). Também como lembrete, podemos desativá-los clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia do Gerenciador de Tarefas / Configurando o Gerenciador de Tarefas e desmarcando “Marcar aplicativos que reproduzem áudio”.
- Os títulos grandes em todos os softwares do KDE não são mais tão grandes (Frameworks 5.68).
- Os ícones que incorporam o símbolo “proibido” agora têm a linha central na mesma direção (Frameworks 5.68).
- Plasma 5.18.1: 18 de fevereiro.
- Plasma 5.19.0: 9 de junho.
- Frameworks 5.68: 14 de março.
- KDE Applications 19.12.3: 5 de março. Eles ainda não fornecem uma data exata para os KDE Applications 20.04.0, mas sabemos que serão lançados em meados de abril.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Correções de erros e melhorias de desempenho e interface que chegarão ao Plasma 5.x, Applications e Frameworks
Plasma 5.18.1 corrigirá muitas falhas presentes na versão 5.18 – Quando tudo isso virá
Nesta semana, eles mencionaram muitas mudanças, então vamos diretamente para as datas de lançamento:
Lembramos que, para aproveitar todas essas novidades assim que forem lançadas, precisamos adicionar o repositório do KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais, como o KDE neon.