Se você está a procura de uma Dock para Ubuntu, ou seja, um launch (lançador) leve para o ambiente gráfico do seu sistema, então a dock Plank pode ser uma ótima escolha. Por isso, veja como instalar a dock Plank no Ubuntu e derivados.
Plank pretende ser a dock mais simples do planeta. O objetivo é fornecer apenas o que é necessário em uma dock e absolutamente nada mais.
No entanto, ela é uma biblioteca que pode ser estendida para criar outros programas de dock com recursos mais avançados.
Essa dock foi criada pela mesma equipe que produziu a Docky, assim, Plank é a tecnologia subjacente para Docky (a partir da versão 3.0.0) e tem como objetivo fornecer todas as características centrais, enquanto Docky permite adicionar coisas extravagantes como Docklets, painters, diálogos de configurações e etc.
O aplicativo, que está disponível por padrão no Elementary OS, tem vários modos de esconder, posição da tela personalizável, tema e tamanho do ícone, suporta fixação aplicativos para a dock, quicklists e muito mais.
Instalando a Plank, uma Dock para ubuntu
Plank está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu (começando com o Ubuntu 15.04), no entanto, isso nem sempre entrega a versão mais recente.
Por isso, para ter a última versão do Plank no Ubuntu mais atual e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository -y ppa:ricotz/docky
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install plank
Como instalar o programa manualmente ou em outras distros
Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite plank
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Se você quiser que a dock Plank inicie automaticamente no Ubuntu, veja esse tutorial:
Como gerenciar a inicialização de aplicativos no Ubuntu
Desinstalando a dock Plank no Ubuntu e derivados
Para desinstalar a dock Plank no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo apt-get remove plank --auto-remove