Derivada da placa de computador Lichee Pi 4A, a placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível, com suporte a até 7 módulos de RISC-V.
No início deste verão, a Sipeed lançou a placa de computador Lichee Pi 4A alimentada por um sistema em um módulo com um processador RISC-V quad-core.
Na época, a Sipeed também anunciou planos de lançar vários outros produtos alimentados pelo mesmo módulo, incluindo um minilaptop, tablet e placa de cluster.
O laptop e o tablet foram pré-encomendados recentemente. E agora a Sipeed está recebendo pedidos da placa Lichee Cluster 4A.
Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível
Sim. A Placa Sipeed Lichee Cluster 4A já está disponível. Ela permite combinar até 7 módulos Lichee 4A para obter mais potência quando aplicada a tarefas que suportam processamento paralelo.
Basicamente, ele transforma um monte de pequenos computadores com chips quad-core em um único sistema com até 28 núcleos de processador RISC-V.
No momento, a Sipeed não está vendendo o Lichee Cluster 4A como um produto independente, então é meio caro. Os preços começam em US$ 929 para uma placa de cluster emparelhada com 7 placas Lichee Module 4A com 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento cada.
Você também pode pagar $ 1.239 por um pacote que inclui 7 placas com 16 GB de memória e 128 GB de armazenamento, e/ou gastar um pouco mais se quiser um chassi com alça embutida que facilita um pouco o transporte do sistema.
A placa do cluster mede 170 x 170 mm (6,7″ x 6,7″), o que significa que também deve caber em praticamente qualquer gabinete de computador projetado para placas mini ITX.
Mas, ao contrário da maioria das placas de PC, o Lichee Cluster 4A possui slots SODIMM de 260 pinos para até 7 sistemas em um módulo LM4A da empresa, cada um dos quais possui um processador Alibabab TH1520 com quatro processadores T-Head C910 de 1,85 GHz baseados na arquitetura RISC-V.
Cada módulo também possui uma GPU Imagination BXM-4-64 e uma unidade de processamento neural com até 4 TOPS de desempenho INT8.
Como cada módulo também suporta até 16 GB de memória LPDDR4X e até 128 GB de armazenamento eMMC, o Cluster 4A suporta até um total de 112 GB de memória e até 896 GB de armazenamento eMMC.
Mas também há suporte para dispositivos de armazenamento externos, incluindo cartões SD ou discos rígidos USB ou SSD.
As portas incluem:
- 7 x USB 3.0 (um para cada placa)
- 7 portas microSD (uma para cada porta)
- 1 x porta USB 2.0 (para controlador de gerenciamento de placa base ou BMC)
- 1 x porta HDMI (para saída de vídeo do slot 1)
- 3 x portas Ethernet (1 x GbE para slot 1, 1 x switch GbE e 1 x 10/100 para BMC)
- 1 x Ethernet de 10/100 GB (para controlador de gerenciamento de placa base)
A Sipeed diz que a placa do cluster requer pelo menos uma fonte de alimentação de 60 W, mas sugere que você use 90 W ou superior para melhor desempenho.
Outros recursos incluem suporte para uma bateria CR2032 RTC, sete interfaces de ventoinha de 5V e uma única interface de ventoinha de 12V para uma ventoinha maior e de maior desempenho e um soquete de alimentação ATX de 24 pinos.
De acordo com Sipeed, o sistema suporta software baseado em Debian Linux.