Com 170 x 170 mm, formato ITX, processador RK3588, e memória LPDDR5, a placa Radxa Rock 5 ITX chegará em abril.
A linha Radxa Rock 5 de computadores de placa única apresenta processadores Rockchip RK3588 e designs compactos: a Rock 5A é aproximadamente do tamanho de um Raspberry Pi Modelo B (ou um cartão de crédito), enquanto a Rock 5B é um modelo um pouco maior com mais I/O opções.
Mas a Radxa também está trabalhando em uma placa Rock 5 ITX que usa o mesmo processador, mas adiciona memória mais rápida, suporte para até quatro unidades SATA e outros recursos adicionais.
Com lançamento previsto para abril, a placa-mãe de 170 x 170 mm (6,7″ x 6,7″) segue o formato ITX, o que significa que também deve ser compatível com gabinetes de PC projetados para placas ITX.
Placa Radxa Rock 5 ITX chegará em abril
No centro da placa está o processador RK3588 da Rockchip com quatro núcleos de CPU ARM Cortex-A76, quatro núcleos Cortex-A55, gráficos Mali-G610 MP4 e um NPU para IA acelerada por hardware.
A ROCK5 ITX também possui memória LPDDR5 soldada à placa-mãe, o que deve trazer desempenho mais rápido do que a RAM LPDDR4 usada pelas placas menores da Radxa.
Outras vantagens do formato ITX incluem espaço para mais portas na parte frontal e traseira do sistema, compatibilidade com hardware de PC desktop (incluindo gabinetes com painéis frontais e fontes de alimentação ATX) e mais opções de armazenamento, entre outras coisas.
Por exemplo, a placa suporta até cinco dispositivos de armazenamento, graças a um conector M.2 2280 com suporte para armazenamento PCIe Gen 3 x2 NVMe e quatro portas SATA para discos rígidos ou SSDs.
Também há suporte para um módulo eMMC para armazenamento integrado e um leitor de cartão microSD para armazenamento removível.
Há também um conector ATX de 24 pinos para fonte de alimentação, bem como uma entrada de alimentação DC e interface PoE (Power over Ethernet), conectores LCD e de câmera, um conector M.2 E-Key para uma placa wireless e um conjunto de portas que inclui HDMI, eDP, USB-C, SPDIF, áudio de 3,5 mm, USB 3.0 Tipo-A e Ethernet.
Radxa não é a primeira empresa a construir uma placa ITX alimentada por um processador RK3588. A Firefly lançou sua placa ITX-3588J há dois anos.
Mas esse modelo é realmente mais uma placa de suporte para uma placa central removível Firefly Core-3588J 8K AI. E tanto o ITX quanto o módulo removível são
A Radxa ainda não anunciou quanto custará o Rock 5 ITX, mas você pode encontrar esquemas e alguns outros detalhes na wiki da empresa. Lançamentos iniciais de software baseado em Linux também estão disponíveis na página da Rock 5 ITX no GitHub.