Conheça a placa portadora TOFU da Oratek que possui suporte para placas M.2 2242 incluindo drives de estado sólido PCIe NVMe e/ou placas de rede 3G e 4G LTE.
O Raspberry Pi Compute Module 4, lançado no ano passado, tem o mesmo processador, memória e opções de armazenamento de um Raspberry Pi 4 de tamanho normal, mas em um formato de cartão mais compacto projetado para uso em dispositivos embarcados.
Ao contrário dos dispositivos Raspberry Pi maiores, o Compute Module também oferece suporte ao armazenamento integrado eMMC. Mas você precisará conectar o módulo a uma placa transportadora se quiser acessar coisas como portas USB, HDMI e de áudio de tamanho normal.
E uma nova placa portadora da Oratek vai um pouco mais longe do que isso e adiciona suporte para placas M.2 2242 incluindo drives de estado sólido PCIe NVMe e/ou placas de rede 3G e 4G LTE.
Placa portadora TOFU suporta SSDs NVMe ou placas de rede 4G LTE (entre outras coisas)
A placa Oratek TOFU está em pré-venda por 99 Swiss Frans (cerca de US$ 110) e deve começar a ser comercializada em meados de março.
A placa da transportadora mede cerca de 3,5 ″ x 3,5 ″ e foi projetada para funcionar com o Compute Model 4 do Raspberry Pi, que você terá que comprar separadamente (os preços começam em US$ 25). Aqui estão alguns dos recursos que a placa TOFU adiciona:
- Porta Gigabit Ethernet com suporte para power over Ethernet
- Soquete M.2 2242
- Porta HDMI
- 3 portas USB Tipo A
- 1 porta OTG USB Tipo C (também pode ser usada para alimentar o Módulo de computação, mas não a placa M.2)
- leitor de cartão microSD
- Header Raspberry Pi GPIO de 40 pinos
- Conectores de câmera e tela
- 2 x entradas de energia (2,1 mm e 3,5 mm)
Você precisará de sua própria fonte de alimentação, mas Oratek diz que o sistema pode ser configurado com tensão de entrada entre 7,5 e 28 V e deve funcionar com adaptadores de energia classificados para 15 W ou superior.