Placa de cluster Turing Pi 2 terá até 4 Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson

A Turing Pi revelou que planeja atualizar seu produto de cluster, e a Placa de cluster Turing Pi 2 terá até 4 Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson.

Turing Pi faz placas de computador que permitem construir seu próprio computador cluster baseado em ARM que você pode usar como um servidor doméstico, host para aplicativos em nuvem ou plataforma de desenvolvimento para aplicativos de computação distribuída.

No ano passado, a empresa lançou um modelo que permite construir um cluster usando os módulos de computação Raspberry Pi mais antigos. Esse modelo é vendido atualmente por cerca de US$ 199.

Agora a equipe revelou planos para o Turing Pi 2. É um modelo atualizado que oferece suporte aos módulos de computação Raspberry Pi mais recentes, bem como aos módulos de computação NVIDIA Jetson.

Placa de cluster Turing Pi 2 terá até 4 Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson

Placa de cluster Turing Pi 2 terá até 4 Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson

O Turing Pi 2 deve estar disponível para lançamento no início de 2022, e o novo modelo será compatível com o Raspberry Pi Compute Module 4 e os módulos de computação NVIDIA Jetson Nano, Jetson TX2 NX ou Xavier NX.

Com alguns desses módulos suportando até 8 GB de RAM cada, isso significa que um Turing Pi 2 totalmente maximizado pode suportar até 32 GB de RAM.

E graças aos seus conectores SATA III e Mini PCIe Gen 2 duplos, você pode carregá-lo com tanto disco rígido ou armazenamento SSD quanto precisar, junto com outros acessórios.

Placa de cluster Turing Pi 2 terá até 4 Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson

Dito isso, para tornar o Turing Pi 2 mais compacto do que o modelo original, a empresa abandonou alguns recursos.

Por exemplo, ele suporta apenas até quatro nós (os módulos de computador Raspberry Pi ou NVIDIA Jetson) em vez de 7. Ele tem apenas um único conector GPIO de 40 pinos em vez de sete. E não tem conector de áudio de 3,5 mm (mas você pode obter áudio pela porta HDMI).

Mas o Turing Pi 2 tem algumas atualizações além dos novos módulos de computação que suporta.

Agora existem duas portas Gigabit Ethernet em vez de uma. E embora haja metade das portas USB, as quatro portas restantes são todas USB 3.0 em vez de USB 2.0.

Como a nova placa é do tamanho de uma mini placa ITX padrão, ela também ocupa menos espaço e deve ser mais fácil de caber em um gabinete compacto.

A Turing Pi observa que a placa de cluster suportará hardware externo, incluindo placas de extensão que trazem recursos como modems 5G, gateways LoRaWAN e recursos sem fio Zigbee.

Os projetos do Turing Pi 2 ainda estão sendo finalizados, mas o plano é começar a fazer pré-encomendas neste outono americano (setembro a novembro) e, em seguida, começar a enviar a placa para os clientes no primeiro trimestre de 2022.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile