Boa noticia para quem procura um bom editor de vídeo, o Pitivi ganhou redimensionamento na visualização de vídeo. Confira!
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
Pitivi é um editor de vídeo não-linear para o sistema Linux que é distribuído sob a licença LGPL.
Esse programa já está com quase treze anos de desenvolvimento. Desenvolvido em colaboração por pessoas de todo o mundo, o único propósito do projeto é produzir um editor de vídeo fantástico para capacitar as pessoas a expressar-se através do vídeo.
Editor de vídeo Pitivi ganhou redimensionamento na visualização de vídeo
O mais recente Google Summer of Code 2018 está proporcionando um excelente trabalho em alguns excelentes projetos de código aberto, entre eles, o Pitivi.
Nos últimos meses, Harish Fulara, um estudante de Ciência da Computação, trabalhou na melhoria da caixa de diálogo do aplicativo e na adição de suporte ao redimensionamento dinâmico na caixa de visualização do vídeo.
Em um post, Fulara explica melhor os detalhes do seu trabalho:
“Minha primeira tarefa foi remover o diálogo de boas-vindas do Pitivi e integrar uma perspectiva mais simples que exibe o nome de projetos recentes em uma caixa de listagem com todos os botões relevantes colocados na barra de cabeçalho.”
Abaixo você vê um antes e depois do visual da caixa de diálogo de boas-vindas saudando os usuários quando reabrir o aplicativo:
Observe que essa tela não é mais uma caixa de diálogo modal, mas um painel em tamanho real com caixa de pesquisa integrada, miniaturas de projeto e informações sobre os últimos dados abertos e o caminho completo do arquivo.
Botões para criar um novo projeto ou abrir um projeto omitido da lista de projetos recentes agora residem na barra de ferramentas.
O novo greeter também permite aos usuários selecionar vários projetos da lista de projetos e removê-los rapidamente, além de arrastar e soltar um arquivo de projeto do gerenciador de arquivos Nautilus para a janela de boas-vindas, para abri-lo instantaneamente.
Outras novidades
Fulara gastou tempo implementando o redimensionamento do visualizador de vídeo, um recurso importante na maioria dos outros editores de vídeo. Mas essas não são as únicas melhorias do Pitivi que estão a caminho.
Em outra tarefa do Google Summer of Code 2018, um desenvolvedor está trabalhando na adição de suporte para vídeo em câmera lenta, um recurso que irá encantar qualquer um que filmar em 60fps.
Uma vez terminado, esse recurso permitirá que os usuários alterem a velocidade de um clipe e permitam que partes de um único clipe tenham velocidades variáveis (conhecidas como “ramping”).
Os usuários do Linux podem (esperançosamente) aguardar a amostragem dessas melhorias na próxima versão estável do Pitivi, cuja data de lançamento ainda é desconhecida.
Veja também
Como instalar o editor de vídeo Pitivi no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como atualizar o Red Hat Enterprise Linux 7.4 para 7.5
- ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado
- Aplicativos Android que são ideais para o entretenimento multiplayer
- Chromebooks com processador Braswell agora podem executar aplicativos do Linux
- Editor de vídeo Pitivi ganhou redimensionamento na visualização de vídeo