E foi lançado o Pitivi 2022.06 com rastreamento de objetos e desfoque. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Pitivi é um editor de vídeo não-linear para o sistema Linux que é distribuído sob a licença LGPL.
Bastante avançado, esse programa já está com quase treze anos de desenvolvimento. Desenvolvido em colaboração por pessoas de todo o mundo, o único propósito do projeto é produzir um editor de vídeo fantástico para capacitar as pessoas a expressar-se através do vídeo.
Agora, o editor de vídeo Pitivi 2022.06 foi lançado há poucos dias.
Novidades do Pitivi 2022.06
Já faz mais de um ano desde o último lançamento do Pitivi, versão 2021.05, que introduziu a capacidade de marcar clipes na Biblioteca de mídia, novos atalhos de teclado para buscar os marcadores anteriores e seguintes, além de arrastar um quadro-chave vertical ou horizontalmente pressionando a tecla Ctrl.
Agora, o Pitivi 2022.06 está aqui com mais recursos novos, incluindo rastreamento e desfoque de objetos, detecção de batidas e ajuste de clipes para batidas detectadas, um novo modo de mesclagem de origem, a capacidade de adicionar borda e sombra ao texto do clipe de título, bem como um medidor VU para reprodução de som ao lado da visualização do vídeo.
Além disso, a versão Pitivi 2022.06 apresenta suporte para manter a proporção ao redimensionar clipes, facilita o fade in e fade out de um videoclipe e permite cortar videoclipes para colá-los em uma posição diferente.
Sob o capô, esta versão suporta a versão mais recente do framework multimídia GStreamer 1.20.
Mesmo que sua interface de usuário possa parecer simples, o Pitivi traz muitos recursos excelentes, como centenas de efeitos animados, transições e filtros, belas formas de onda de áudio, processamento em segundo plano, backups automáticos de projetos, integração nativa com seu ambiente de desktop, bem como todo o vídeo recursos de edição que você pode precisar para o seu próximo filme.
Para saber mais sobre essa versão do editor de vídeos Pitivi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar a versão mais recente do Pitivi nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Pitivi no Linux Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE