Depois de mais de 2 anos desde a última versão estável foi lançado o Pitivi 2020.09. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Pitivi é um editor de vídeo não-linear para o sistema Linux que é distribuído sob a licença LGPL.
Bastante avançado, esse programa já está com quase treze anos de desenvolvimento. Desenvolvido em colaboração por pessoas de todo o mundo, o único propósito do projeto é produzir um editor de vídeo fantástico para capacitar as pessoas a expressar-se através do vídeo.
Agora, o editor de vídeo Pitivi 2020.09 foi lançado há poucos dias.
Novidades do Pitivi 2020.09
Já se passaram mais de 2 anos desde a última versão estável, Pitivi 2020.09 apresenta um sistema de plug-in, efeito Ken-Burns fácil, plug-in do console do desenvolvedor, marcadores de linha do tempo, interface do usuário e melhorias de fluxo de trabalho, uma biblioteca de mídia refatorada, novos atalhos de teclado e muito mais Mais.
De acordo com a nota de lançamento:
“A pesquisa de usuário que conduzimos em 2013 revelou que o ponto mais importante era ter um editor básico “estável como o inferno”. Desde a versão anterior, há dois anos, corrigimos os últimos bugs pendentes no GStreamer Editing Services (GES), o back-end de edição de vídeo reutilizável do Pitivi. Neste ponto, os extensos testes de unidade GES e Pitivi e a estrutura de teste gst-validate desenvolvida para GStreamer / GES nos permitem fazer alterações sem ter medo de introduzir regressões.”
“Graças à garantia de qualidade que temos em vigor, agora estamos mudando para um esquema de versão baseado em data para o Pitivi. A intenção é liberar frequentemente o que temos naquele ponto e fazer mudanças graduais.”
“Mesmo que não haja um Pitivi 1.0, após 15 anos de trabalho árduo, estamos orgulhosos de que o GES atingiu o nível “1.0”. Estamos muito felizes por finalmente alcançar este marco essencial na vida do projeto!”
Para saber mais sobre essa versão do editor de vídeos Pitivi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Pitivi 2020.09
Para instalar a versão mais recente do Pitivi nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeo Pitivi no Linux Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE