PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi

Conheça o PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi. Confira os detalhes desse interessante complemento.

A SunFounder lançou uma nova fonte de alimentação ininterrupta (UPS) projetada especificamente para o Raspberry Pi 5 e outros pequenos computadores de placa única que operam com 25 watts de potência ou menos.

PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi

PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi

O kit PiPower 3 está disponível para pré-encomenda por US$ 36 e inclui uma bateria que permitirá que um Raspberry Pi continue funcionando em caso de interrupção, uma placa personalizada com um microcontrolador RISC-V de 32 bits para relatórios de status da bateria e gerenciamento de energia, um gabinete de acrílico e um ventilador para resfriamento ativo.

Um UPS é basicamente um sistema que pode continuar a fornecer energia a um computador (ou outros dispositivos) se a fonte de alimentação primária falhar.

PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi

Isso pode ajudar a evitar a perda de dados ou a interrupção de serviços quando há uma queda de energia por um curto período de tempo.

Teoricamente, você poderia usar um UPS pronto para uso com um computador de placa única, mas os tipos de fontes de alimentação ininterruptas oferecidas por empresas como APC e CyberPower são provavelmente um exagero para um dispositivo minúsculo e de baixo consumo de energia como o Raspberry Pi 5.

O PiPower 3 é uma solução compacta que não ocupa muito espaço, pois sua placa tem aproximadamente o mesmo tamanho de um Raspberry Pi 5. E o preço de US$ 36 é muito menor do que você pagaria pela maioria das soluções UPS maiores.

PiPower 3, um módulo UPS e case para Raspberry Pi

SunFounder observa que seu hardware é capaz de monitorar tensões, níveis de bateria e status de carregamento e iniciar um desligamento automático do computador de placa única em caso de perda de energia, bem como reiniciar o sistema quando a energia for restaurada.

Dessa forma, a bateria incluída de 2.000 mAh só precisa fornecer energia suficiente para manter seu pequeno computador funcionando durante os poucos minutos necessários para desligar e evitar perda ou danos aos dados.

Mas, como aponta o CNX Software, configurar o PiPower 3 para fazer essas coisas requer a instalação e execução de alguns scripts Linux.

Embora existam instruções para fazer isso com uma placa Raspberry Pi, Raspberry Pi Pico, ESP32 ou Arduino, você pode precisar escrever seus próprios scripts se planeja usar este UPS com qualquer outro PC de placa única.

Você pode encontrar mais detalhes sobre montagem e uso na documentação do PiPower 3 no site da SunFounder.

Sair da versão mobile