Conheça o PiPocket, um RPi CM4 que é um stick HDMI para TV ou monitor. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
Não faltam dispositivos baratos que você pode conectar à porta HDMI de uma TV para transformá-la em um display inteligente para streaming de mídia do Netflix, Hulu, YouTube ou Disney+.
Mas o PiPocket com Raspberry Pi vai um pouco além e basicamente permite transformar qualquer monitor com entrada HDMI em um computador com Linux ou Android.
Seus fabricantes estão realizando uma campanha de crowdfunding no Kickstarter com o objetivo de enviar as primeiras unidades aos patrocinadores em fevereiro de 2024.
PiPocket, um RPi CM4 que é um stick HDMI para TV ou monitor
O PiPocket possui um conector HDMI em uma extremidade, permitindo conectar o dongle diretamente na porta HDMI de uma TV ou monitor.
Na outra extremidade, há uma porta USB Tipo C para alimentação e duas portas USB 2.0 Tipo A que podem ser usadas para adicionar teclado, mouse, armazenamento, controladores de jogos ou outros periféricos.
Há também um leitor de cartão microSD para armazenamento e um receptor IR que permite usar o dispositivo com um controle remoto (desde que ele fique longe o suficiente da tela para você obter uma linha de visão entre o controle remoto e o stick) .
É alimentado por um Raspberry Pi Compute Module 4 com um processador Broadcom BCM2711 quad-core ARM Cortex-A72 de 1,5 GHz com suporte de vídeo 4K/60 Hz, bem como suporte para gráficos OpenGLE ES 3.1 e Vulkun 1.0 e conectividade sem fio WiFi 6 e Bluetooth 5.0.
Os níveis de recompensa do Kickstarter começam em £ 40 (cerca de US$ 50) para um dongle PiPocket sem Raspberry Pi CM4.
Se você optar por esta recompensa, precisará fornecer seu próprio módulo de computação. As recompensas começam em £ 74 (cerca de US$ 90) para PiPocket + CM4 com 1 GB de RAM.
Embora seja quase o dobro do preço de um Chromecast pronto para 4K com Google TV, Roku Streaming Stick+ ou Amazon Fire TV Stick 4K, é basicamente um computador completo que pode fazer muito mais do que qualquer um desses streamers de mídia.
E ainda é menos do que você provavelmente gastaria para adquirir um PC-on-a-stick com um processador Intel recente.
Dito isso, há algo a ser dito sobre a simplicidade de um dispositivo de streaming de mídia dedicado, em vez de um gadget pau para toda obra/mestre de nada como o PiPocket, que é basicamente um pequeno computador que se conecta à sua TV, e que provavelmente foi projetado para pessoas que acham que mexer em suas TVs (e PCs) é pelo menos tão divertido quanto usá-los para assistir filmes e programas de TV.
Ou você pode simplesmente usá-lo para transformar qualquer monitor, monitor portátil ou lapdock em um PC multifuncional com Raspberry Pi.