PipeWire 1 lançado com vários novos recursos e melhorias

E foi lançado o PipeWire 1 com vários novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja com instalar.

O Linux não tem estrutura multimídia unificada para troca de conteúdo multimídia entre aplicativos ou mesmo dispositivos.

O PipeWire, ele foi originalmente criado para lidar apenas com o acesso a recursos de vídeo e coexistir com o PulseAudio, mas acabou lidando com qualquer tipo de mídia, a ponto de planejar a substituição completa do PulseAudio.

O PipeWire pode ser usado como um servidor de áudio, semelhante ao PulseAudio e JACK.

Seu objetivo é substituir o PulseAudio e o JACK, fornecendo uma implementação de servidor compatível com o PulseAudio e bibliotecas compatíveis com ABI para clientes JACK.

PipeWire é um projeto que estende o alcance do PulseAudio ao processar qualquer transmissão multimídia e pode misturar e redirecionar transmissões com vídeo, além de oferecer opções para gerenciar fontes de vídeo, como dispositivos de captura de vídeo, webcams ou conteúdo de tela gerado por aplicativos.

Por exemplo, o PipeWire torna possível organizar a colaboração de vários aplicativos com uma webcam e resolve problemas com a captura segura do conteúdo da tela e o acesso remoto à tela em um ambiente de Wayland.

O PipeWire também pode atuar como um servidor de som que fornece latência e funcionalidade mínimas que combinam os recursos do PulseAudio e JACK, mesmo levando em consideração as necessidades de sistemas profissionais de processamento de som, os quais a PulseAudio não pode reivindicar.

Além disso, o PipeWire oferece um modelo de segurança avançado que permite o controle de acesso no nível de dispositivos individuais e transmissões específicas e simplifica a organização do envio de som e vídeo de e para contêineres isolados.

Um dos principais objetivos é oferecer suporte a aplicativos independentes no formato Flatpak e trabalhar na pilha de gráficos baseada em Wayland.

O projeto é suportado pelo Gnome e já é usado ativamente no Fedora para gravar streaming de tela e compartilhamento de tela em ambientes baseados em Wayland.

Agora, o PipeWire 1.0 “El Presidente” foi lançado oficialmente.

Novidades do PipeWire 1

PipeWire 1 lançado com vários novos recursos e melhorias

Os destaques do PipeWire 1.0 incluem suporte jackdbus habilitado por padrão, suporte para versões antigas e novas de processamento de áudio webrtc, suporte para fluxos combinados sob demanda usando metadados, capacidade de copiar metadados em buffers em todos os casos, capacidade de adicionar nós para vários grupos e grupos de links e a capacidade de agendar nós no mesmo grupo ISO.

Esta versão também introduz uma nova opção para expor controles ALSA como parâmetros prop, adiciona suporte para diretórios baseados em XDG ao carregar a configuração ACP para substituir os arquivos de configuração ACP, adiciona suporte para pausa e retomada no túnel de tubulação e adiciona suporte para uclamp para permitir que o agendador tome decisões mais bem informadas sobre onde as tarefas devem ser colocadas.

PipeWire 1.0 também vem com inúmeras melhorias para melhores permissões de soquete no serviço do sistema, visualização de gravação de eventos MIDI no Ardour, melhor media.name para coletores RAOP, retomada aprimorada de suspensão no ALSA, manipulação aprimorada do descritor de enquete no plug-in ALSA e manipulação correta de notificar dependências de porta na cadeia de filtros.

Além disso, filter-chain também recebeu suporte para novos plug-ins integrados linear, clamp, recip, exp, log, mult e sine, o módulo echo-cancel foi atualizado para relatar corretamente sua reprodução e capturar fluxos como ASYNC para evitar a falta de buffers, e os módulos module-rtp-sap e module-rtp-sink agora tentam se vincular à interface especificada.

PipeWire agora também permite a especificação de uma matriz de nomes remotos para se conectar ao protocolo nativo, permite que o plugin ALSA remova propriedades de tempo de execução como número de período, tamanho de período e latência máxima quando suspenso, melhora a seleção do líder BAP e adiciona uma função de extensão jack_set_sample_rate().

Por último, mas não menos importante, o PipeWire 1.0 adiciona a capacidade de lidar com valores NULL de mmap_areas no plugin ALSA, adiciona a capacidade de enumerar corretamente as portas em todos os casos, obtendo as informações de todos os nós e portas antes de concluir a operação jack_client_open() e corrige muitos bugs e regressões de versões anteriores.

Para saber mais sobre essa versão do PipeWire, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PipeWire

A instalação através dos repositórios pode ser feita via Central de programas ou usando o comando abaixo:

sudo apt install pipewire

Enquanto, para aqueles que preferem instalar esta nova versão, eles terão que compilar o código em seu sistema.

Então, para instalar a versão mais recente do PipeWire nas principais distribuições Linux, use o seguinte tutorial>
Como instalar o servidor de áudio PipeWire no Linux

Finalmente, você pode consultar a documentação e outras informações nesse endereço.

Sair da versão mobile