E foi lançado o PipeWire 1.2 com vários recursos novos. Confira as novidades dessa atualização e veja com instalar no Linux.
O Linux não tem estrutura multimídia unificada para troca de conteúdo multimídia entre aplicativos ou mesmo dispositivos.
O PipeWire, ele foi originalmente criado para lidar apenas com o acesso a recursos de vídeo e coexistir com o PulseAudio, mas acabou lidando com qualquer tipo de mídia, a ponto de planejar a substituição completa do PulseAudio.
O PipeWire pode ser usado como um servidor de áudio, semelhante ao PulseAudio e JACK.
Seu objetivo é substituir o PulseAudio e o JACK, fornecendo uma implementação de servidor compatível com o PulseAudio e bibliotecas compatíveis com ABI para clientes JACK.
PipeWire é um projeto que estende o alcance do PulseAudio ao processar qualquer transmissão multimídia e pode misturar e redirecionar transmissões com vídeo, além de oferecer opções para gerenciar fontes de vídeo, como dispositivos de captura de vídeo, webcams ou conteúdo de tela gerado por aplicativos.
Por exemplo, o PipeWire torna possível organizar a colaboração de vários aplicativos com uma webcam e resolve problemas com a captura segura do conteúdo da tela e o acesso remoto à tela em um ambiente de Wayland.
O PipeWire também pode atuar como um servidor de som que fornece latência e funcionalidade mínimas que combinam os recursos do PulseAudio e JACK, mesmo levando em consideração as necessidades de sistemas profissionais de processamento de som, os quais a PulseAudio não pode reivindicar.
Além disso, o PipeWire oferece um modelo de segurança avançado que permite o controle de acesso no nível de dispositivos individuais e transmissões específicas e simplifica a organização do envio de som e vídeo de e para contêineres isolados.
Um dos principais objetivos é oferecer suporte a aplicativos independentes no formato Flatpak e trabalhar na pilha de gráficos baseada em Wayland.
O projeto é suportado pelo Gnome e já é usado ativamente no Fedora para gravar streaming de tela e compartilhamento de tela em ambientes baseados em Wayland.
Agora, o PipeWire 1.2 foi lançado oficialmente.
Novidades do PipeWire 1.2
PipeWire 1.2 traz muitos recursos novos, como processamento assíncrono e suporte de sincronização explícita, suporte para empacotamento Snap, streaming para servidores Snapcast para áudio em várias salas e muitas outras adições.
O anúncio recém-lançado do PipeWire 1.2 resume as principais mudanças nesta nova versão como:
- Foi implementado suporte para processamento assíncrono. Os nós podem escolher (ou ser forçados) a serem agendados de forma assíncrona. O gráfico não esperará pela saída do nó para continuar o processamento, mas usará a saída do ciclo anterior (ou silêncio). Isso adiciona um ciclo de latência, mas pode evitar que alguns nós bloqueiem o gráfico de processamento. Fluxos e filtros que não são em tempo real agora também usam esse processamento assíncrono em vez de sua própria versão ligeiramente quebrada.
- O conceito de node.sync-group foi adicionado. Isso agrupa nós com grupo de sincronização sobreposto quando um deles define node.sync = true. Isso agora é usado para garantir que todos os nós sejam agendados juntos quando o transporte JACK for iniciado, para que todos vejam o mesmo tempo de transporte.
- Erros de análise de configuração são relatados mais cedo e muito melhor com números de linhas e colunas onde a análise começou a falhar.
- Adicione suporte para metadados obrigatórios ao negociar parâmetros de buffer. Isso pode ser usado apenas para negociar planos de buffer extras quando determinados metadados são negociados. Um caso de uso é o suporte de sincronização explícito que requer 2 fds extras para os cronogramas.
- Metadados e suporte de sincronização explícitos foram adicionados.
- Foi adicionado suporte para criar e usar vários loops de dados no servidor e nos clientes. O suporte para afinidades e prioridades de CPU também foi adicionado aos loops de dados.
- Os níveis de depuração do tópico de log agora podem ser alterados em tempo de execução com metadados.
- Os níveis de log no servidor Pulse podem ser alterados dinamicamente com uma mensagem /core.
- Os patches de dispositivos conflitantes do UCM foram mesclados.
- Adicione o módulo snapcast-discover para transmitir para servidores snapcast.
- Retrabalhar como os pares são vinculados e os contadores são atualizados. Retomar os peers quando um nó for desvinculado e ainda não for processado. Isso deve causar menos interrupções ocasionais no gráfico ao reconectar as coisas.
- Muitas atualizações de elementos GStreamer.
- Muitas mais correções e melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do PipeWire, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PipeWire
A instalação através dos repositórios pode ser feita via Central de programas ou usando o comando abaixo:
sudo apt install pipewire
Enquanto, para aqueles que preferem instalar esta nova versão, eles terão que compilar o código em seu sistema.
Então, para instalar a versão mais recente do PipeWire nas principais distribuições Linux, use o seguinte tutorial>
Como instalar o servidor de áudio PipeWire no Linux
Finalmente, você pode consultar a documentação e outras informações nesse endereço.