PipeWire 0.3.0 lançado com melhorias de compatibilidade com o PulseAudio, JACK e ALSA

E foi lançado o PipeWire 0.3.0 com melhorias de compatibilidade com o PulseAudio, JACK e ALSA. Confira as novidades e veja com instalar.

PipeWire é um projeto que estende o alcance do PulseAudio ao processar qualquer transmissão multimídia e pode misturar e redirecionar transmissões com vídeo, além de oferecer opções para gerenciar fontes de vídeo, como dispositivos de captura de vídeo, webcams ou conteúdo de tela gerado por aplicativos.

PipeWire 0.3.0 lançado com melhorias de compatibilidade com o PulseAudio, JACK e ALSA
PipeWire 0.3.0 lançado com melhorias de compatibilidade com o PulseAudio, JACK e ALSA

Por exemplo, o PipeWire torna possível organizar a colaboração de vários aplicativos com uma webcam e resolve problemas com a captura segura do conteúdo da tela e o acesso remoto à tela em um ambiente de Wayland.

O PipeWire também pode atuar como um servidor de som que fornece latência e funcionalidade mínimas que combinam os recursos do PulseAudio e JACK, mesmo levando em consideração as necessidades de sistemas profissionais de processamento de som, os quais a PulseAudio não pode reivindicar.

Além disso, o PipeWire oferece um modelo de segurança avançado que permite o controle de acesso no nível de dispositivos individuais e transmissões específicas e simplifica a organização do envio de som e vídeo de e para contêineres isolados.

Um dos principais objetivos é oferecer suporte a aplicativos independentes no formato Flatpak e trabalhar na pilha de gráficos baseada em Wayland.

O projeto é suportado pelo Gnome e já é usado ativamente no Fedora para gravar streaming de tela e compartilhamento de tela em ambientes baseados em Wayland.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do projeto PipeWire 0.3.0, desenvolvido como um servidor multimídia de nova geração, que substitui o PulseAudio.

Novidades do PipeWire 0.3.0

Esta nova versão destaca o redesenho do processamento de threads e melhorias nas bibliotecas.

Nesta nova versão, menciona-se que o planejador de processamento de encadeamentos foi reprojetado com o qual as alterações feitas permitiram iniciar a camada intermediária para garantir a compatibilidade com o servidor de som JACK, cujo desempenho é comparável ao do JACK2.

A API também foi reformulada e declarada estável e todas as alterações adicionais na API são planejadas sem quebrar a compatibilidade com os aplicativos existentes.

O PipeWire 0.3.0 inclui um gerenciador de sessões que permite ao usuário gerenciar o gráfico de nós multimídia no PipeWire, além de adicionar novas transmissões. Embora o administrador forneça apenas o conjunto mais simples de funções básicas, ele será estendido ou substituído no futuro por uma opção mais funcional e flexível, como o WirePlumber.

Por seu lado, as bibliotecas incluídas foram aprimoradas para garantir a compatibilidade com o PulseAudio, JACK e ALSA, permitindo que o PipeWire seja usado com aplicativos existentes projetados para funcionar com outros sistemas de som. A biblioteca para ALSA está quase totalmente operacional, mas as bibliotecas para JACK e PulseAudio ainda precisam ser aprimoradas.

Finalmente, é mencionado que alguns complementos do GStreamer estão incluídos para interagir com o PipeWire. O plug-in pipewiresrc que usa o PipeWire como fonte de som funciona sem problemas na maioria das situações.

O plug-in pipewiresink para emitir som através do PipeWire ainda não possui problemas conhecidos.

O PipeWire ainda não está pronto para uma substituição completa do PulseAudio e JACK, mas os problemas de compatibilidade terão prioridade em versões futuras.

Para saber mais sobre essa versão do PipeWire, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PipeWire 0.3.0

Para aqueles interessados ​​em instalar o PipeWire em seus sistemas, eles devem saber que isso está incluído nos repositórios do Ubuntu, mas por enquanto apenas a versão 0.2.7 está disponível e essa nova versão ainda não foi incluída, portanto, eles precisam Aguarde alguns dias para que isso aconteça.

A instalação através dos repositórios pode ser feita via Central de programas ou usando o comando abaixo:

sudo apt install pipewire

Enquanto, para aqueles que preferem instalar esta nova versão, eles terão que compilar o código em seu sistema.

Então, para instalar a versão mais recente do PipeWire nas principais distribuições Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Baixe o código fonte do PipeWire com esse comando (é necessário ter o Git instalado);

git clone https://github.com/PipeWire/pipewire.git

Passo 3. Em seguida, prepare o sistema para a compilação do código fonte;

./autogen.sh --prefix=$PREFIX

Passo 4. E agora, compile;

make

Passo 5. E então, instale;

make install

Passo 6. Finalmente, você pode testar o PipeWire com o seguinte comando;

make run

Finalmente, você pode consultar a documentação e outras informações nesse endereço.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 301

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.