Se você sonha em ter um smartphone com Linux completo, conheça melhor o PinePhone, um telefone inteligente e aberto para todos
Estamos aguardando um telefone Linux completo há quase uma década, mas nada de interessante aconteceu ainda desde que foi feito o unbox do Meizu Pro 5 Ubuntu Phone e a Purism colocou um sorriso no rosto de muitos usuários.
Pelo menos até esta semana – porque o PinePhone direcionado pela comunidade está aqui. Espero que esteja aqui para ficar também.
Conheça melhor o PinePhone, um telefone inteligente e aberto para todos
O PinePhone é um smartphone de código aberto Quad-Core ARM Cortex A53 de 64 bits, alimentado por SOC, capaz de executar qualquer sistema operacional Linux e BSD Mobile – especialmente o Linux.
O PinePhone foi criado para não apenas fornecer aos usuários finais um telefone Linux com excelente funcionamento, mas também criar um mercado para dispositivos Linux, além de complementar o suporte existente para projetos Linux-on-Phone em todo o mundo.
Ele suporta todos os principais projetos centrados no telefone Linux, juntamente com outros sistemas operacionais gratuitos e de código aberto, para aumentar a colaboração entre os desenvolvedores.
Os recursos do PinePhone incluem 2 GB de RAM, tela LCD 1440 × 720 de 5,95″ hardened glass com uma proporção de 18:9, USB Tipo C para alimentação, saída de dados e vídeo, Bluetooth 4.0, entrada para fone de ouvido e acabamento fosco preto no case plástico, entre outros.
Especificações no PinePhone
- Câmera Traseira: Única OV6540, 5MP, 1/4″, LED Flash;
- Câmera Frontal: Única GC2035, 2MP, f/2.8, 1/5″;
- 2GB RAM;
- 16GB de armazenamento;
- USB tipo C;
- Bluetooth 4.0, A2DP;
- Sensores de aceleração, proximidade, barômetro, bússola, luz ambiente e giroscópio;
- Bateria 3000mAh;
- 3 botões para volume e potência;
- WiFi: 802.11 b/g/n, banda única, capacidade de hotspot;
- 1 slot para micro SD;
- 1 fone de ouvido.
Você pode ler mais sobre as especificações do PinePhone em seu site oficial.
O PinePhone tem uma edição que você pode pegar agora e tem o nome de “Brave Heart” (Coração Valente) e está disponível para pré-venda por U$$ 149,99 no site do Pine64, com uma data de entrega prevista entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
No entanto, lembre-se de que esta edição é direcionada a usuários experientes em Linux que desejam testar as versões beta do SO e aperfeiçoar as coisas durante os estágios finais do processo de desenvolvimento.
Se você está interessado na edição do PinePhone destinada a usuários em geral, controle-se e aguarde até março de 2020.
O que você acha do PinePhone? Quanto de efeito você acha que isso trará para a comunidade Linux e você pode adivinhar como o mundo receberá o projeto?
Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir esse incrível aparelho!