PinePhone postmarketOS Community Edition entra em pré venda em julho

As comunidades PINE64 e postmarketOS informaram que o PinePhone postmarketOS Community Edition entrará em pré venda em julho.

No início de abril de 2020, a PINE64 e a UBports Foundation anunciaram a disponibilidade do PinePhone Ubuntu Touch Community Edition (CE), que estava esgotado em questão de semanas e ainda está sem estoque no momento em que este foi escrito.

Basicamente, é o PinePhone Brave Heart Edition, mas com o logotipo UBports e enviado com o SO móvel Ubuntu Touch pré-instalado.

O mesmo está acontecendo agora com o postmarketOS, um sistema operacional gratuito e de código aberto para smartphones.

Acontece que as comunidades PINE64 e postmarketOS anunciaram que haverá uma nova edição da comunidade do telefone PinePhone Linux alimentada pelo sistema operacional móvel postmarketOS.

PinePhone postmarketOS Community Edition entrará em pré venda em julho

PinePhone postmarketOS Community Edition entra em pré venda em julho

Sim. No início de julho de 2020, você poderá pré-encomendar o PinePhone Community Edition (CE), que será enviado com o sistema operacional móvel postmarketOS pré instalado e será marcado com o logotipo postmarketOS na parte traseira.

O PinePhone postmarketOS Community Edition será fornecido com a interface do usuário Phosh baseada no GNOME por padrão, que foi desenvolvida pela Purism para o seu telefone Librem 5 Linux.

Infelizmente, não haverá uma versão com o Plasma Mobile, mas os desenvolvedores do postmarketOS disseram que você poderá instalá-lo a qualquer momento apenas gravando (flashing) a imagem do postmarketOS do Plasma Mobile no dispositivo PinePhone.

O dispositivo virá com funcionalidade básica de smartphone, como chamadas telefônicas, SMS, dados móveis e Wi-Fi, mesmo que o OS postmarketOS ainda esteja em estado beta, bem como criptografia de disco completa, graças ao mais recente instalador no dispositivo do postmarketOS.

Os desenvolvedores do postmarketOS disseram que:

“Até onde sabemos, o postmarketOS é o único sistema operacional de telefone de software livre que não é Android que oferece criptografia de disco completa.”

Se você quiser comprar um smartphone PinePhone Linux com o postmarketOS pré-instalado, terá cerca de um mês e meio a partir do momento em que as encomendas começarem no início de julho, mas aposto que elas desaparecerão em poucos dias.

O dispositivo custará tanto quanto a edição do Ubuntu Touch, ou seja, U$$ 149,99 + frete, e a PINE64 doará U$$ 10 para cada dispositivo vendido aos desenvolvedores do postmarketOS.

A PINE64 fornecerá detalhes sobre o hardware incluído no PinePhone postmarketOS Community Edition nos próximos dias, portanto, atualizarei este artigo de acordo.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile