A Pine64 anunciou que o Pinebook Pro já tem data de pré-encomendas e um recurso matador. Confira todos os detalhes desse notebook inovador.
O PineBook Pro é provavelmente o produto Linux mais esperado do ano (Sorry Purism Librem 5) e essas últimas atualizações apenas confirmam isso.
Pinebook Pro já tem data de pré-encomendas e um recurso matador
A Pine64, empresa norte-americana que está por trás de uma gama crescente de dispositivos Linux equipados com ARM, diz que os pedidos antecipados da PineBook serão lançados no dia 25 de julho de 2019.
A Pine64 diz que os compradores poderão pré-encomendar o Pinebook Pro no dia 25 de julho de 2019, no site oficial do Pine64.
Mas, em um movimento que pode aborrecer alguns entusiastas ávidos, o Pine64 dará prioridade de pré-encomenda aos membros de seu fórum que se registraram antes de 1º de julho.
Isso é injusto? Muitos acham que não. No mínimo, garante que os mais aficionados com o produto (e, portanto, mais tolerantes a quaisquer deficiências precoces), aproveitem, chutem os pneus e forneçam feedback.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Mas, além da data em que você poderá comprar o produto, a empresa revelou uma série de outros detalhes interessantes …
As especificações do Pinebook Pro já tinham sido divulgadas. Agora, algumas semanas depois, temos que informar sobre outra atualização notável de especificações: os switches de privacidade.
Sim, o laptop de 14.1 polegadas do Pine64 agora inclui switches de privacidade para desativar o módulo Bluetooth e Wi-Fi interno, a webcam e o microfone embutido, tudo no nível do hardware.
Isso é obtido usando um firmware de teclado especial (que não faz parte do sistema operacional principal) que corta a energia do módulo relevante quando um combo de teclas de atalho específico é pressionada.
Sobre a novidade, a Pine64 disse o seguinte:
“Estamos muito conscientes de que uma parte do sorteio do Pinebook Pro é sua natureza principal do FOSS, o que significa respeito à escolha tanto dos usuários quanto à privacidade.”
Além de obter prioridade de pré-encomenda, os membros do fórum registrados antes de julho também podem se beneficiar de um upgrade de armazenamento de tempo limitado de 128 GB (em comparação ao eMMC de 64 GB oferecido na versão de varejo “normal”).
Ciente de que algumas pessoas vão querer ler uma resenha ou duas antes de decidirem separar seu dinheiro, o Pine64 diz que enviou protótipos de modelos para ‘influenciadores’ na imprensa Linux, no YouTube e assim por diante.
Essas revisões e pensamentos iniciais devem, diz o Pine64, começar a aparecer on-line nas próximas semanas.
E antes que alguém pergunte: não, eu não faço parte do grupo de informações privilegiadas!
Outros detalhes
Uma lista de opções de sistemas operacionais estará disponível para o Pinebook Pro no lançamento, incluindo um sistema operacional interno com o desktop MATE; uma compilação do Chromium OS; e, para aqueles que claramente não experimentaram a dor de usar o Android como um sistema operacional de desktop antes, o Android.
Eu ficaria espantado se não houvesse uma versão especial do Ubuntu MATE 18.04 LTS disponível para esta máquina dentro de semanas das primeiras unidades disponíveis. É apenas um palpite.
Pine também relata um esforço conjunto para melhorar a duração da bateria no nível do kernel. Eles dizem que os ajustes implementados proporcionam uma melhoria significativa na duração da bateria, bem como nas térmicas, ao mesmo tempo que têm um impacto relativamente pequeno no desempenho.
Finalmente, e em parte devido aos comentários dos usuários sobre nossa postagem anterior do Pinebook, o Pine64 reconsiderou o decreto “sem marca”. O dispositivo agora virá com um logotipo Pine64 na tecla super (também conhecida como “Windows”).
Embora seja válido o desejo da empresa por um dispositivo sem marca, foi melhor a mudança, já que uma tecla super de marca é um ótimo toque.
Você vai pré-encomendar o Pinebook Pro?
Essas são as especificações do aparelho:
- Tela de LCD IPS de 14,1 polegadas1080p
- CPU Rockchip RK3399
- RAM 4 GB LPDDR4
- Gráficos Mali-T860 MP4
- Armazenamento 64GB eMMC
- Portas USB 3.0, USB 2.0, USB tipo C, MicroSD
- Conectividade Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5
- Material em Liga de Magnésio
- Bateria de 10.000 mAH
Para resumir, o Pinebook Pro será lançado com um sistema operacional Linux personalizado, suporte para outros sistemas operacionais, suporte a switches de privacidade e um logotipo do Pine64 na tecla super.
Mas lembre-se: embora o dispositivo em si custe U$$ 199, o preço não inclui frete ou cobre quaisquer taxas de importação pelas quais você possa ser responsabilizado. Então, planeje com antecedência!
Finalmente, a única pergunta que resta a fazer é se você está planejando comprar um? Deixe sua opinião nos comentários!
O que está sendo falado no blog
- Pinebook Pro já tem data de pré-encomendas e um recurso matador
- Visual Studio Code 1.36 lançado! Agora sem suporte para 32 bits
- IPFire 2.23 Core Update 134 lançado com correção para SACK Panic
- Linus Torvalds discutiu com Dave Chinner sobre o cache do kernel
- LibreOffice 6.2.5 lançado com mais de 115 correções de bugs