PINE64 tornou-se patrocinadora do projeto KDE! Confira!

Para ajudara a manter uma dos softwares de desktop mais usados nas distribuições Linux, a PINE64 tornou-se patrocinadora do projeto KDE.

O projeto KDE continua a obter apoio, e o novo patrocinador corporativo a se juntar à lista é um velho conhecido da comunidade GNU/Linux e de software de código aberto: PINE64.

PINE64 tornou-se patrocinadora do projeto KDE

PINE64 tornou-se patrocinadora do projeto KDE! Confira!
PINE64 tornou-se patrocinadora do projeto KDE! Confira!

No anúncio oficial, eles apresentam a PINE64 como “o projeto de hardware que visa trazer dispositivos ARM e RISC-V para entusiastas de FOSS em todo o mundo, amplamente conhecidos por seus PinePhone e PineBook”.

E assim é há alguns anos, embora não tenham começado com esses produtos, mas com os SBCs típicos que o Raspberry Pi popularizou e que de fato continuam a vender, embora seus carros-chefe sejam agora outros.

Especificamente, o referido: tanto os portáteis PineBook como o smarphone PinePhone sempre geraram muito eco na cena Linux devido à sua abordagem em termos de hardware, e dependendo do modelo, também devido ao seu preço, apesar de muito particular dispositivos destinados a um público tão ou mais particular. Além disso, a coisa não para por aí, porque eles vieram anunciar e lançar os gadgets mais impactantes.

O tablet PineTab ou o smartwatch PineTime são dois exemplos de ousadia que, como praticamente o resto do seu portfólio de produtos, permanecem à venda, embora com disponibilidade pontual e muito limitada. Mas se o PINE64 tem se destacado por algo nos últimos anos, é por sua abordagem ao projeto e à comunidade KDE, cujo software é a opção padrão em seus dispositivos.

Da posição de Manjaro KDE como sistema operacional para vender seu PineBook ao mais determinado compromisso com Plasma Mobile, também com Manjaro como sistema operacional de seus PinePhones, a PINE64 agora fortalece sua relação com o KDE ao se tornar um patrocinador do projeto .

Nas palavras de Lukasz Erecinski, PINE64 community manager (Gerente de Comunidade) da PINE64:

“Temos um longo relacionamento com o KDE, e nosso Pinebook Pro e PinePhone com Plasma são uma prova desse compromisso. Na verdade, a promessa do desenvolvimento inicial do Plasma Mobile foi o fator decisivo para criarmos o PinePhone. Estamos muito satisfeitos por nos tornarmos patrocinadores do KDE e estamos entusiasmados com a perspectiva de uma cooperação ainda mais estreita no futuro.”

Já Aleix Pol, presidente do KDE e.V., disse que:

“Os últimos anos do KDE certamente foram impulsionados pela visão do PINE64 de oferecer dispositivos acessíveis com bom suporte para nossas tecnologias principais. No KDE, criamos software e precisamos de um bom hardware para executá-lo. Ter esses dispositivos disponíveis nos permite materializar a experiência que desejamos para nossos usuários. PINE64 está empurrando nossos limites nessa frente. Estou ansioso para ter você como nosso patrocinador e trabalhar em novos produtos excelentes para todos ao nosso redor.”

PINE64, portanto, junta-se aos patrocinadores do KDE como Slimbook recentemente fez, ou antes de outras empresas como BlueSystems, The Qt Company, Canonical, Google ou SUSE.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.