Pine64 anunciou o próximo PinePhone Community Edition com Manjaro

E a Pine64 anunciou o próximo PinePhone Community Edition com Manjaro pré instalado. Confira os detalhes desse importante lançamento.

O PinePhone Community Edition tem sido a forma da Pine64 de alavancar esse importante dispositivo e ainda ajudar projetos importantes como o UBports, postmarketOS e Manjaro.

Agora, a Pine64 confirmou que a próxima iteração da série “Community Edition” do telefone Linux virá com a popular distribuição Manjaro (um Linux baseado no Arch) pré instalada.

Pine64 anunciou o próximo PinePhone Community Edition com Manjaro

Pine64 anunciou o próximo PinePhone Community Edition com Manjaro

Muito parecido com o modelo UBports que foi colocado à venda em abril, e o postmarketOS em junho, o PinePhone Manjaro Community Edition vem com esse sistema operacional pré-instalado no armazenamento interno.

Isso significa que você não precisa atualizar o sistema operacional por conta própria (o que, dada a natureza aberta do aparelho, não é exatamente difícil).

Com preço a partir de U$$ 149, o PinePhone Manjaro Community Edition também apresenta uma capa traseira com o logotipo da Manjaro e o slogan “aproveite a simplicidade”. Isso é exclusivo para o modelo de edição da comunidade (pelo menos por enquanto).

A Pine64 doará US$ 10 de cada unidade vendida para a equipe de desenvolvimento do Manjaro.

Mas quando você pode comprar? Em breve.

Você pode encomendar o Manjaro PinePhone Community Edition a partir de meados de setembro diretamente na loja da web da Pine64. Ele está disponível em configurações de 2GB RAM/16GB eMMC e 3GB/32GB eMMC.

O último custa US$ 199, mas vem com um acessório dock USB Type-C (muito útil) para suportar dispositivos externos, ethernet e muito mais.
Além disso, apenas a edição postmarketOS, este PinePhone pode oferecer suporte a saída de vídeo para monitores externos para computação de estilo “convergência” – algo que as variantes Braveheart e Ubports não podem fazer OOTB.

O Manjaro é o melhor sistema operacional para a PinePhone agora? Difícil de dizer.

A construção do Manjaro PinePhone está amadurecendo em um ritmo constante; a maioria dos principais recursos de hardware estão funcionando no sistema, incluindo chamadas, rotação automática da tela, GPS, despertar do sono e botões de volume – mas nenhuma câmera.

Parte do que torna o Manjaro bastante atraente como sistema base para o PinePhone é que, como o modelo postmarketOS, é possível experimentar diferentes interfaces de usuário móveis, como o Phosh gerado pelo GNOME e o Plasma Mobile voltado para o KDE e você pode instalar o desktop Aplicativos Linux (incluindo aqueles recentemente adaptados para formatos móveis, como o Geary.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile