Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

A Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35 com três opções de configurações de RAM. Confira os detalhes e os preços desse equipamento.

Em meio ao crescente entusiasmo em torno do PinePhone, PineBook Pro e PineTime, é fácil esquecer que os computadores de placa única, ou single-board computers (SBCs) baseados em ARM são o pão e a manteiga da Pine64.

Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

No evento do FOSDEM 2020 do ano passado, a Pine64 anunciou um ambicioso roteiro de produtos de hardware de especificação aberta que esperava lançar em 2019.

Alguns desses produtos nunca se concretizaram; portanto, este ano a empresa decidiu limitar seus anúncios a produtos que acredita que serão enviados para o Q2.

Outro motivo para uma abordagem mais cautelosa das datas promissoras dos envios é o impacto potencial da epidemia de coronavírus nos envios de produtos.

Como os produtos Pine65 são fabricados principalmente na China, as datas esperadas para entrega em abril e maio, devem ser recebidas com um certo ceticismo.

Agora, a empresa está de volta com uma versão atualizada do seu principal rival do Raspberry Pi, o RockPRO64.

Pine64 anunciou o HardROCK64, um mini computador de U$$ 35

Sim. A Pine64 apresentou uma variante “HardRock64” menor e mais barata (a partir de U$$ 35) de sua SBC RockPro64 baseada em RK3399.

O HardROCK64 custa de U$$ 35 a U$$ 30 mais barato do que o conselho relacionado, sem grandes sacrifícios em poder ou desempenho

Como a primeira nova placa Pine64 em um ano, você pode pensar que o HardROCK64 será, por natureza, novo, mais poderoso ou com mais recursos do que seu antecessor. Mas nada disso é verdadeiro.

O HardROCK64 é construído com o mesmo chip Rockchip RK3399 de seis núcleos na placa RockPRO64 mais antiga (que também fica no coração do laptop Pinebook Pro). Da mesma forma, ele também vem com 802.11ac Wi-Fi, Ethernet, Bluetooth 5 e um slot para cartão microSD como padrão

Então, o que é diferente, você pergunta?

Em primeiro lugar o preço. O HardROCK64 custa a partir de U$$ 35. São U$$ 30 mais baratos do que a placa a que se refere, sem grandes sacrifícios em termos de poder ou desempenho – um grande negócio, eu acho.

Em segundo lugar, foram removidas algumas características do hardware, como uma porta USB-C e conectores PCIe. Embora seja “bom de ter”, eles não eram essenciais para muitas das tarefas que os desenvolvedores estão usando, portanto, descartá-los para diminuir o preço é uma jogada pragmática.

Para reduzir o tamanho e o custo, o slot de expansão PCIe x4 em tamanho real da RockPro64 se despediu. Além disso, a porta USB Type-C com suporte DP foi substituída por uma segunda porta host USB 3.0.

Fora isso, o HardROCK64 mantém todos os outros benefícios do RockPRO64 comum, incluindo pinos GPIO completos, flash SPI, soquete eMMC, conectores CSI e DSI, receptor de infravermelho, suporte para dissipador de calor (o que será necessário, pois se diz que a placa está quente) ) e mais.

Os compradores poderão comprar o HardROCK64 em 1 de 3 configurações de RAM:

  • 1 GB – U$$ 35
  • 2 GB – U$$ 45
  • 4 GB – U$$ 55

Nenhuma dimensão foi listada para o HardRock64 menor, mas parece ter uma pegada e layout semelhantes aos do Rock64 de 85 x 56 mm, baseado no RK3328, que por si só é um imitador próximo do Raspberry Pi.

A RockPro64, enquanto isso, é uma placa maior com as mesmas dimensões de 127 x 79 mm que o Pine H64 Modelo B, baseado no Allwinner H64, do Pine64, um dos mais bem-sucedidos. produtos enviados do roteiro do FOSDEM do ano passado.

O HardROCK64 executará todas as imagens – Armbian, Debian, Ubuntu, CentOS, Slackware, DietPi etc.

Como a placa ‘nova’ ainda é semelhante à antiga (muito popular), a Pine64 diz que “…executará todas as imagens do ROCKPro64 OS com pouco ou nenhum ajuste” e pode até manipular imagens do Pinebook Pro OS com alguns pequenos ajustes.

Interessado em comprar este foguete de bolso? Você ainda não pode. O PineROCK64 estará à venda em abril – e, sem dúvida, voltaremos com um artigo para que você saiba onde comprar, assim que essa informação sair.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile