Raspberry Pi Foundation está oferecendo reembolso da PoE HAT

Depois da confirmação de algumas reclamações, a Raspberry Pi Foundation está oferecendo reembolso da PoE HAT. Confira os detalhes desse assunto.


A HAT é um complemento do popular SBC Raspberry Pi 3 Model B+ que possui uma fonte de alimentação comutada totalmente isolada com 37-57V DC, entrada de classe 2 e saída de 5V/2.5A DC.

Raspberry Pi Foundation está oferecendo reembolso da PoE HAT
Raspberry Pi Foundation está oferecendo reembolso da PoE HAT

A HAT se conecta ao conector de 40 pinos e ao novo cabeçalho de 4 pinos específico do PoE introduzido com o B+, localizado perto das portas USB.

O PoE HAT é fornecido com uma ventoinha brushless de 25 x 25 mm para resfriar o Broadcom SoC.

Mas infelizmente, esse acessório não conseguiu ser bem recebido pelo mercado, por causa de um problema.

Raspberry Pi Foundation está oferecendo reembolso da PoE HAT

Com vários usuários estavam relatando problemas com o recentemente lançado HAT Power-over-Ethernet Raspberry Pi, a Raspberry Pi Foundation agora está oferecendo a devolução dos clientes que compraram a placa defeituosa.

Desde seu lançamento no final de agosto, os usuários vinham relatando limitações na energia fornecida pelo Raspberry Pi PoE HAT.

Durante as semanas seguintes, engenheiros da Raspberry Raspberry Pi Foundation lutaram para descobrir a natureza do problema. Um interessante play-by-play pode ser seguido nos fóruns do Raspberry Pi.

Em uma matéria publicada na terça-feira no The Register, o problema foi explicado por Eben Upton, co-fundador da fundação e CEO da Raspberry Pi Trading.

De acordo com Upton:

“é uma interação entre o regulador de comutação de baixa frequência no HAT e uma das duas brands da chave limitadora de corrente USB que usamos na placa principal.”

Upton explicou que, como o regulador opera em uma frequência razoavelmente baixa, cada vez que ele é ligado, ele transfere uma grande quantidade de energia para as três tampas do reservatório USB através da chave limitadora de corrente: essa grande corrente instantânea está enganando o switch, fazendo-o pensar que um evento genuíno de sobrecorrente está ocorrendo.

Upton completou dizendo o seguinte:

“Perdemos isso no teste do produto porque (sorte) nosso teste de carga pesada foi feito em placas com a outra marca de switch, e a maioria dos nossos testadores de campo estava usando apenas a placa para alimentar mouse e teclados, o que funciona bem em todos os pares HAT/Pi que testamos.”

Espera-se que uma postagem no blog do Raspberry Pi forneça todos os detalhes, mas esse post não apareceu no momento em que este artigo foi escrito.

Os pontos-chave dos problemas do Raspberry Pi PoE HAT, e os passos dados foram escritos na carta que Upton enviou para o The Register, e também postados nos fóruns do Raspberry Pi.

O post original do blog anunciando o Raspberry Pi PoE HAT pode ser encontrado aqui. A página do produto com links para revendedores está aqui.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Rodrigo Lilge

Entusiasta do software livre, colaborador no blog do Edivaldo, nerd de carteirinha, jogador por paixão e usuário Linux desde um tempão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.