NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta

Surpreendendo a todos, a NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta. Conheça o software, confira os detalhes do anuncio e entenda.


PhysX é um motor de física que a NVIDIA adquiriu quando comprou a empresa Ageia, que trabalhava em Unidades de Processamento de Física (Physics Processing Units).

NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta
NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta

Desde então, esta tecnologia tem sido muito ligada à GPU e às tecnologias gigantes verdes, das quais a bem conhecida CUDA pode ser mencionada.

O PhysX é usado em vários campos da computação para simulações de física, entre as quais Inteligência Artificial, robótica e visão de computadores, veículos autônomos e computação de alto desempenho.

NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta

Agora, surpreendendo a todos (principalmente os que dizem que a NVIDIA não é uma empresa amiga do código aberto), a empresa anunciou a abertura do código fonte do PhysX sob uma licença Open Source.

Ele foi liberado sob a licença BSD 3 cláusulas (BSD 3). Este modo de distribuição será usado no iOS, MacOS, ARM Android (versão 2.2 para SDK e 2.3 para trechos de código), Linux (testado no Ubuntu) e Windows XP e superior, mas o EULA (contrato de licença de software) permanece inalterado para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

No entanto, parece que, pelo menos por enquanto PhysX rodando em GPU AMD é uma impossibilidade, por isso, este desenvolvimento só vai servir para aqueles que usam GPU NVIDIA, porque esta mudança não veio para a implementação desta tecnologia para consoles de videogames.

Com dito antes, o código PhysX foi publicado no BSD 3 e pode ser obtido no GitHub.

Para conhecer melhor, veja esse vídeo introdutório do PhysX SDK 4.0, que deve estar disponível a partir de 20 de dezembro deste ano.


 

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.