E o PHPStan chegou a versão 1.0 após 6 anos de desenvolvimento. Conheça melhor esse software e confira as novidades dessa atualização.
PHPStan é um analisador estático para PHP focado em encontrar bugs em seu código sem realmente executá-lo. A introdução da análise estática de código em seu processo deve melhorar a qualidade de seu código e tornar o processo de controle de qualidade mais eficiente devido à localização de erros mais cedo.
PHPStan é uma ferramenta de código aberto com 10,4 mil estrelas do GitHub e 737 foks do GitHub. É provavelmente o sistema de análise estática mais popular para projetos PHP, que encontra bugs em sua base de código inspecionando os arquivos de origem.
Em outras palavras, você não precisa executar seu código ou escrever testes manualmente para descobrir problemas.
PHPStan lerá o código PHP dos arquivos passados. Se encontrar classes desconhecidas, ele tentará carregá-las automaticamente e entender sua interface por reflexão.
Além disso, você também pode configurar um caminho para o arquivo Bootstrap por meio do qual pode configurar o carregamento automático, bem como incluir() alguns arquivos adicionais para simplificar a análise do PHPStan.
Além disso, o PHPStan não executa o carregamento automático apenas no caso de classes desconhecidas, mas também o faz para todas as classes.
Agora, o PHPStan chegou a versão 1.0 após 6 anos de desenvolvimento.
PHPStan chegou a versão 1.0 após 6 anos de desenvolvimento
Sim. O PHPStan ganhou um marco na versão 1.0 com novos recursos, regras adicionadas e muitas otimizações de desempenho. PHPStan 1.0 foi lançado no início deste mês como a primeira versão estável para esta ferramenta líder de análise estática de PHP de código aberto.
O principal recurso do PHPStan 1.0 é um novo nível 9. Inclui todas as regras do nível 8 e inferior, bem como uma verificação extra: comparações estritas de tipo misto.
Se você não estiver familiarizado, a maneira fundamental de como o PHPStan lida e acomoda a análise de bases de código de qualidade variada é o conceito de níveis de regra.
Se você deseja usar o PHPStan, mas sua base de código não está em dia com a digitação forte e as verificações estritas do PHPStan, você pode escolher entre 10 níveis, onde 0 é o mais flexível e 9 é o mais restrito.
Além disso, o PHPStan 1.0 agora lembra quando você chama uma função pela segunda vez e a função deve retornar o mesmo valor.
Para completar, você também pode permitir a extensão da compreensão do PHPStan de seu código, onde você pode declarar propriedades e constantes aparentemente não utilizadas por boas razões.
Por último, mas não menos importante, a nova versão traz muitas melhorias de estabilidade e otimizações de desempenho.
Você pode aprender mais sobre o lançamento do analisador estático PHPStan 1.0 PHP no site do projeto.
Instalação e uso
Para executar o PHPStan 1.0, você precisa ter o PHP 7.1 ou mais recente. Este requisito se aplica apenas à versão do PHP usada para executar o próprio PHPStan. A ferramenta é capaz de analisar arquivos de origem visando versões mais antigas do PHP.
Para começar a realizar análises em seu código, requer PHPStan no Composer, que é o gerenciador de dependências para PHP.
composer require --dev phpstan/phpstan
O Composer instalará o executável do PHPStan em seu bin-dir
, cujo padrão é vendor/bin
.
O binário PHPStan será adicionado ao seu projeto em vendor/bin/phpstan
. Agora você pode usá-lo para analisar sua base de código:
vendor/bin/phpstan analyse filename.php