Para garantir sua continuidade, independente de seus colaboradores atuais, o PHP estabeleceu uma nova organização não-comercial, a Fundação PHP
As razões por trás do estabelecimento da Fundação PHP é que um dos principais contribuintes, Nikita Popov, decidiu mudar seu foco de PHP para LLVM.
PHP estabeleceu uma nova organização não-comercial, a Fundação PHP
A fundação será responsável por organizar o financiamento do projeto, apoio à comunidade e garantir o processo de desenvolvimento.
Você pode pensar que grandes projetos de código aberto são bem financiados, mas isso não é verdade. Na realidade, muitos deles dependem de um pequeno grupo de mantenedores, como é exatamente o caso do PHP.
Apesar de ser usado por 78% da web, o PHP tem apenas alguns colaboradores em tempo integral.
Nikita Popov, um conhecido contribuidor do ecossistema PHP de longa data, é autor de geradores, funções variáveis e desempacotamento de argumentos, exceções de mecanismo, sintaxe de variável uniforme e muitas outras contribuições de PHP. Ele também é conhecido pelo PHP Parser, que lançou as bases para muitas outras ferramentas.
Popov começou a trabalhar em PHP em 2011 e trabalhou em PHP na JetBrains com a equipe PhpStorm, fazendo contribuições significativas para três lançamentos principais – PHP 7.4, PHP 8.0 e PHP 8.1.
Ao mesmo tempo, Popov contribui há muito tempo para o Rust e o LLVM. Para aqueles que não estão familiarizados com o LLVM, é uma biblioteca usada para construir, otimizar e produzir código de máquina intermediário e/ou binário.
Mas agora Popov decidiu mudar seu foco de PHP para LLVM. Ele está deixando a JetBrains, que financiou seu trabalho em PHP, e gastará muito menos tempo em PHP.
Nas palavras Popov:
“Tenho duas notícias. A primeira é que vou mudar de emprego no final do mês e não vou mais trabalhar em PHP como profissional. Eu ainda estarei por aí, mas terei muito menos tempo para investir no desenvolvimento de PHP.”
Como resultado, para evitar as dependências do projeto PHP de desenvolvedores-chave individuais e seu emprego em empresas comerciais, foi decidido criar uma organização independente, a PHP Foundation.
A principal tarefa da Fundação será financiar desenvolvedores para trabalhar em PHP e garantir a vida longa e a prosperidade da linguagem PHP. A fundação não terá fins lucrativos e foi iniciada como um projeto Open Collective.
As seguintes empresas são membros fundadores da PHP Foundation:
- JetBrains
- Zend
- Laravel
- Automattic
- Acquia
- Private Packagist
- Symfony
- Craft CMS
- Tideways
- PrestaShop
Nas 72 horas desde seu anúncio, ele já arrecadou mais de US$ 40.000 para avançar no desenvolvimento da linguagem PHP.
Concluindo, gostaríamos de dizer: Muito obrigado Nikita pelo seu incrível trabalho e pelo que você fez pelo PHP! Desejamos a você tudo de melhor em seu novo caminho.