O FESCo aprovou a atualização dos pacotes PHP para a próxima versão do Fedora, ou seja, o PHP 8.2 estará no Fedora 38.
PHP é uma das linguagens mais usadas em desenvolvimento de sistemas para a web, e também uma poderosa linguagem para desktop (sim, ela permite cria aplicativos para desktop).
Essa é uma das linguagens de programação de código aberto mais fáceis de aprender. Da mesma forma, o PHP é muito popular e adequado para o desenvolvimento de sites e também pode ser incluído em HTML.
Até o momento, a distribuição fedora ainda não contava com a versão mais recente deste linguagem, mas isso irá mudar e breve, pois o Fedora Engineering and Steering Committee aprovou a atualização dos pacotes PHP do Fedora 38 para PHP 8.2.
PHP 8.2 estará no Fedora 38
Isso não deve ser uma surpresa, dada a tendência do Fedora de lançar versões de pacotes de ponta, mas o Fedora Linux 38 na próxima primavera oferecerá PHP 8.2 para aqueles que desejam executar uma pilha LAMP nesta moderna distribuição Linux patrocinada pela Red Hat.
Na semana passada, o Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) aprovou a atualização dos pacotes PHP do F38 para PHP 8.2.
Dado que o PHP 8.2 será lançado como o principal lançamento anual de recursos no final de novembro, isso deixa muito tempo para colocar o PHP 8.2 no Fedora 38 e bem testado antes do lançamento da distribuição Linux na primavera.
Como acontece com a maioria dos pacotes, o Fedora Linux tende a sempre ser fornecido com a versão mais recente do PHP no momento do lançamento.
O PHP 8.2 permite definir constantes em traits, Exceções/Erros específicos de extensão no código Random, tabela de tipo MIME atualizada para o servidor web embutido, espaço de memória reduzido de strings retornadas por várias funções, a nova extensão Random, habilitando arc4random_buf para Linux com Glibc 2.36+ para bytes aleatórios, suporte inicial para cross-building no Windows para ARM64, alocando o buffer JIT Opcache próximo ao segmento PHP .text para permitir o uso de chamadas e saltos relativos diretos ao IP, novas opções para PHP Sockets, suporte para novas opções de Curl, novos métodos ZipArchive e várias otimizações de desempenho.
O cronograma atual de lançamento do PHP 8.2 para aqueles que se perguntam pode ser encontrado via PHP.net.
Com o lançamento do Fedora 37 chegando na próxima semana ou duas, espere ouvir mais sobre os recursos do Fedora 38 nas próximas semanas aqui no Blog.