E foi lançado o Photon OS 5 com novos recursos e várias melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Photon OS é um host de container Linux mínimo, otimizado para rodar em plataformas VMware (embora seja capaz de rodar em outros ambientes).
O Photon OS inclui um pequeno número de pacotes e oferece aos usuários uma interface de linha de comando. A instalação padrão geralmente requer menos de 100 MB de memória para ser executada. O sistema operacional vem com o Docker pré-instalado.
Enfim, o Photon OS, um sistema operacional de dispositivo de segurança reforçada e de nível empresarial desenvolvido especificamente para aplicativos de nuvem e borda.
Agora, o Photon OS 5 foi lançado com novos recursos e várias melhorias.
Novidades do Photon OS 5
Sim. O Photon OS 5 traz um grande número de melhorias e novos recursos.
O Photon OS 5.0 fornece aprimoramentos no Network Configuration Manager, PMD-nextgen, segurança em tempo de execução de contêiner, kernel em tempo real do Linux e recursos TDNF.
Além disso, essa versão apresenta a ferramenta Photon OS Container Builder.
Photon OS 5 também oferece suporte aos sistemas de arquivos XFS e Btrfs, Control Group V2, ARM64 no kernel Linux-esx, PostgreSQL.
Ele contém melhorias do instalador e atualizações críticas para os pacotes OSS, incluindo atualizações de versão do kernel do Linux.
Como o Photon OS 5, agora você pode usar o Network Configuration Manager para executar as seguintes tarefas: configurar várias rotas e seção de endereços; configurar o WireGuard; configurar SR-IOV; criar NetDev, VLAN, VXLAN, Bridge, Bond, VETH (Ethernet Virtual), MacVLAN/MacVTap, IPvlan/IPvtap, túneis (IPIP, SIT, GRE, VTI); criar, configurar e remover dispositivos de rede virtual; gerar netplan mais flexível como configuração de rede de um arquivo YAML.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Photon OS 5
A imagem ISO do Photon OS 5 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux