E foi lançado o Phosh 0.38 com atualizações, melhorias e correções, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Phosh é uma interface gráfica de usuário projetada para dispositivos móveis e baseados em toque.
Ele é um shell que foi originalmente desenvolvido pela Purism como um análogo do GNOME Shell para o smartphone Librem 5, mas depois passou a fazer parte dos projetos não oficiais do GNOME.
Atualmente, ele é o shell padrão usado em vários sistemas operacionais Linux móveis, incluindo PureOS, Mobian e Fedora Phosh. Também é uma opção no postmarketOS, Manjaro e openSUSE.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Phosh 0.38.
Novidades do Phosh 0.38
Nesta nova versão do Phosh 0.38, o shell base foi atualizado para a versão wlroots 0.17.2, o que implica melhorias e correções no backend de composição do Wayland, além de mais limpezas e correções internas, o que proporcionou uma melhoria na estabilidade e desempenho do compositor Wayland.
Outra atualização importante também é a nova versão do Layer-Shell 3.
No lado visual, as entradas do iniciador da tela de bloqueio no Iniciador agora mostram contagem e progresso, fornecendo feedback visual sobre ações em andamento, como download de atualizações e manuseio aprimorado de dispositivos com cantos arredondados.
Outra mudança que se destaca no Phosh 0.38 é o suporte a dados: foram adicionados URIs ao media player, permitindo a reprodução de arquivos de mídia diretamente de fontes externas, e foram criados GObjects de subsuperfície e popup, que podem melhorar a representação e gerenciamento de elementos na tela.
Também foram feitas melhorias no OSD (On-Screen Display) para casos em que não há nível, além de agora no Phosh 0.38 as visualizações estão sempre visíveis, o que pode melhorar a acessibilidade e a experiência do usuário
Em relação às correções de bugs, destaca-se a solução para o problema de login com gnome-session 46 e que foram corrigidos problemas relacionados ao dimensionamento de imagens em segundo plano.
Das outras mudanças que se destacam no Phosh 0.38, temos:
- Os clientes agora podem verificar se um teclado está conectado (hardware).
- Correções de escala fracionária foram feitas para garantir a renderização adequada da interface em dispositivos com diferentes densidades de tela.
- Agora é possível ir para o canto usando combinações de teclas.
- Adicionadas 25 novas formas largas disponíveis, expandindo as opções de design para melhor atender às preferências do usuário.
- Agora é permitido mover ícones mais para o centro se os cantos arredondados obstruírem
os elementos da interface do usuário. - Corrigido layout de teclas diferente nas formas larga e básica do layout alemão.
- Mudou para uma base de desenvolvimento mais atualizada (Debian Testing).
- Arquivos de design limpos para facilitar a compreensão e a personalização por usuários avançados.
- Adicionadas propriedades para monitorar o progresso
O tamanho padrão do ícone e o preenchimento mínimo são fornecidos no painel superior
Para saber mais sobre essa versão do Phosh, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Phosh
Para os interessados em experimentar o Phosh, você deve saber que o Fedora oferece atualmente um Spin dedicado a este ambiente, então se você é usuário do Fedora ou planeja experimentar o Fedora pode ser uma boa oportunidade para fazê-lo.
Agora se você estiver no Ubuntu, basta abrir um terminal e nele você digitará o seguinte comando:
sudo apt-get -y install phosh
Embora se você seja um usuário do Arch Linux e derivados, você deve digitar:
yay -S phosh-git