Continuando sua constante evolução, foi lançado Phosh 0.15.0 com suporte VPN completo, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
Phosh, um shell Wayland puro para GNOME em dispositivos móveis, foi atualizado hoje para a versão 0.15.0, um lançamento importante que traz novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.
Novidades do Phosh 0.15.0
Após vários meses em andamento, o Phosh 0.15.0 é uma atualização massiva com centenas de alterações, começando com suporte total para autenticação VPN.
Isso significa que agora há um indicador de VPN na barra superior que exibe o estado da VPN, bem como uma configuração rápida de VPN que aparecerá quando houver pelo menos uma VPN configurada. Além disso, a nova implementação de VPN suporta o protocolo WireGuard VPN.
A versão Phosh 0.15.0 também adiciona um gesto de deslizar para remover para quadros de notificação, adiciona suporte para senhas arbitrárias na tela de bloqueio por meio de um novo botão no teclado que desdobra o teclado na tela e mostra uma entrada de texto para inserir senhas, e traz de volta o suporte ao protocolo de controle de gama.
O teclado na tela (OSK) também recebeu alguns novos recursos, como uma superfície de entrada que anima quando é mostrada ou ocultada, a capacidade de indicar a configuração habilitada para teclado de tela do GNOME e foi feita mais útil para depuração.
O mesmo vale para o aplicativo Configurações, que agora oculta a configuração rápida Dock quando o dispositivo não está encaixado, oculta a configuração rápida do Torch quando nenhum hardware é encontrado, permite definir ou desativar o mudo ao definir o volume do fluxo de saída, adiciona um ícone de alto-falantes para o controle deslizante de volume e move o media player acima da caixa de notificações.
Além disso, o Phosh 0.15.0 melhora o modo Visão geral para adicionar estilo de foco à caixa de pesquisa e melhorar o estilo do separador de grade do aplicativo para melhores visuais.
Falando sobre estilo, esta versão inicia uma grande atualização de estilo, que provavelmente será concluída em uma atualização futura.
Por último, mas não menos importante, os prompts “Executar comando” e “Autenticação de rede” receberam algumas melhorias, assim como a tela de bloqueio, e os usuários agora podem ativar uma atividade selecionada apenas pressionando a tecla Enter.
Claro, no Phosh 0.15.0 vários bugs foram corrigidos e muitas traduções de idiomas atualizadas.
Para saber mais sobre essa versão do Phosh 0.15.0, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Phosh
Phosh 0.15.0 está disponível para download como um tarball fonte, que precisa ser compilado, aqui.
Além disso, se você possui um dispositivo móvel com Linux executando a interface Phosh baseada em GNOME, como postmarketOS, você deve atualizá-lo quando estiver disponível nos repositórios.