PG Back Web 0.2 lançado com suporte a armazenamento local

E foi lançado o PG Back Web 0.2 com suporte a armazenamento local, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

PG Back Web é um novo projeto gratuito e de código aberto escrito na linguagem de programação Go, projetado para simplificar a maneira como os bancos de dados PostgreSQL são copiados.

Ele é acessível não apenas para especialistas em TI, mas também para qualquer pessoa que gerencie dados de banco de dados.

O PG Back Web é uma solução criada com precisão e necessidades do usuário em mente. Ele se destaca por automatizar o processo de backup, economizando tempo precioso e eliminando o incômodo dos backups manuais.

Com sua interface web intuitiva, os usuários podem gerenciar seus backups sem esforço, sem precisar de profundo conhecimento em banco de dados.

Agora, a versão inicial 0.1 foi atualizada recentemente para 0.2, o que introduz vários novos recursos interessantes para o usuário.

Novidades do PG Back Web 0.2

PG Back Web 0.2 lançado com suporte a armazenamento local
PG Back Web 0.2 lançado com suporte a armazenamento local

A solução de backup automático PostgreSQL PG Back Web 0.2 apresenta backups em streaming, opções de armazenamento local sem precisar de S3 e restauração de dados com um clique.

A versão 0.1 do PG Back Web suportava apenas buckets S3 para armazenamento de backup. No entanto, os usuários podem contornar essa restrição usando o MinIO.

Mas isso não importa mais, pois agora, na versão 0.2, você pode salvar backups do PostgreSQL localmente em qualquer diretório que escolher no seu sistema de arquivos, o que é uma melhoria significativa.

A atualização também permite que todo o processo de backup seja executado continuamente, do início ao fim, reduzindo significativamente o uso de memória e aumentando o desempenho geral, resultando em uma experiência de backup mais suave e rápida.

Além disso, restaurar dados nunca foi tão fácil, graças ao novo recurso de restauração com um clique que o PG Back Web 0.2 traz.

Essa funcionalidade permite que os usuários recuperem seus dados diretamente da interface da web com um único clique, sem nem precisar tocar na ferramenta psql para entrar no modo de linha de comando.

A segurança também recebeu atenção nesta atualização, pois o PG Back Web 0.2 introduz um novo comando de redefinição de senha, simplificando como os usuários recuperam o acesso.

Por fim, para manter os usuários informados e atualizados, a v0.2 inclui alertas para novas versões do PG Back Web. Esses alertas garantem que os usuários estejam sempre cientes das últimas atualizações, recursos e melhorias.

Para saber mais sobre essa versão do PG Back Web, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PG Back Web

Para instalar a versão mais recente do PG Back Web nas principais distribuições Linux, siga as instruções do site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.