E foi lançado o pfSense 2.6.0 com grandes mudanças em torno de IPsec e ZFS, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar esse sistema.
O pfSense é uma distribuição personalizada de código aberto do FreeBSD. O sistema é adaptado especificamente para ser usado como um firewall e roteador, além de ser inteiramente gerenciado via interface web.
Mas além de ser uma plataforma de roteamento, o pfSense inclui uma longa lista de recursos relacionados e um sistema de pacotes que permite mais expansibilidade.
Agora, Jim Pingle anunciou o lançamento do pfSense 2.6.0.
Novidades do pfSense 2.6.0
O lançamento do pfSense 2.6.0 veio junto com o do pfSense Plus 22.01.
Para quem não sabe, o pfSense que é a versão “gratuita” agora é a Community Edition (CE) enquanto a versão Plus é a versão paga/versão que vem com os appliances aprovados pelo pfSense.
Algumas das mudanças e novos recursos do pfSense 2.6.0 incluem: Os nomes das interfaces IPsec VTI foram alterados nesta versão, as configurações serão atualizadas automaticamente sempre que possível para usar os novos nomes; A página de status do IPsec e o widget são significativamente mais rápidos, mostram informações mais completas e possuem funcionalidades úteis adicionais;
Além disso, o ZFS agora é o sistema de arquivos padrão para instalações sempre que possível. O FreeBSD suporta o ZFS há muito tempo, então não é uma grande surpresa ver que o pfSense está aproveitando o sistema de arquivos robusto.
Agora há um novo widget Discos para substituir a lista de uso do disco no widget Informações do sistema – esse widget é adicionado e ativado automaticamente se a configuração do firewall contiver o widget Informações do sistema com a seção de uso do disco ativa
Por fim, o AutoConfigBackup não faz mais as páginas esperarem para carregar durante o processo de backup, o formato de hash de senha padrão no User Manager foi alterado de bcrypt para SHA-512, há melhorias na página e no processo de logout do Captive Portal e os discos RAM foram convertidos em tmpfs.
Para saber mais sobre essa versão do pfSense, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o pfSense 2.6.0
A imagem ISO do pfSense 2.6.0 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux