Peropesis 1.8 lançado com os compiladores GNU GCC e g++

E foi lançado o Peropesis 1.8 com os compiladores GNU GCC e g++, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

Peropesis (personal operating system) é um sistema operacional Linux de pequena escala, minimalista e baseado em linha de comando. É um sistema incompleto, mas está em constante aperfeiçoamento.

É um sistema incompleto, mas está em constante aperfeiçoamento. Além disso, é um sistema operacional livre criado a partir de software livre, distribuído principalmente sob as licenças GNU GPL ou BSD.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu sistema, o Peropesis 1.8.

Novidades do Peropesis 1.8

Peropesis 1.8 lançado com os compiladores GNU GCC e g++
Peropesis 1.8 lançado com os compiladores GNU GCC e g++

Na versão 1.8 do Peropesis, foram instalados os compiladores GNU GCC e g++ com a infraestrutura necessária.

Novo software instalado:
1. GNU Binutils 2.39. Binutils é um conjunto de ferramentas de programação para criar e gerenciar programas binários, arquivos de objeto, bibliotecas, dados de perfil e código-fonte de montagem.
2. GNU GCC 12.2.0. GNU Compiler Collection é um conjunto de compiladores que suporta muitas linguagens, como ada, c, c++, d, fortran, go, lto, objc, obj-c++.
3. GNU GMP 6.2.1. GNU MP é uma biblioteca para aritmética de precisão arbitrária, operando em inteiros com sinal, números racionais e números de ponto flutuante.
4. ISL0,24. isl é uma biblioteca C thread-safe para manipular conjuntos e relações de pontos inteiros limitados por restrições afins.
5. GNU MPC 1.2.1. GNU MPC é uma biblioteca C para a aritmética de números complexos com precisão arbitrariamente alta e arredondamento correto do resultado.
5. GNU MPFR 4.1.0. A biblioteca MPFR é uma biblioteca C para cálculos de ponto flutuante de precisão múltipla com arredondamento correto.
6. Também foram adicionadas as bibliotecas libelf-0.187.so e libdebuginfod-0.187.so do pacote de software elfutils 0.187 e a biblioteca libfl.so.2.0.0 do pacote de software flex 2.6.4. Kernel Linux.

Por razões ótimas, no Peropesis 1.8 o diretório /usr pertencente ao sistema de arquivos raiz Peropesis foi compactado em um sistema de arquivos Squash independente.

O sistema de arquivos squash foi colocado como um arquivo na imagem ISO do Peropesis (um plano de imagem ISO do Peropesis detalhado é fornecido no manual do usuário ).

Toda vez que após carregar o sistema de arquivos raiz do Peropesis (neste caso, é initramfs) na memória, o sistema de arquivos Squash é montado automaticamente no diretório /usr usando o tipo de sistema de arquivos Overlay.

O script de montagem é colocado no arquivo /etc/init.d/mount_usr rc.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Peropesis 1.8

A imagem ISO do Peropesis 1.8 já pode ser baixada acessando a página de download da ed.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.