Peppermint OS baseado no Devuan já está disponível

A equipe Peppermint anunciou que o Peppermint OS baseado no Devuan já está disponível. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Peppermint OS é uma empresa de software, fundada em 2010 e originalmente sediada em Asheville, Carolina do Norte, mas agora operando fora da Cornualha, Inglaterra.

Inicialmente, o Peppermint OS era uma distribuição Linux baseada no Lubuntu que visa ser extremamente rápida e fácil nos recursos do sistema. Empregando o navegador específico do site, o Peppermint se integra perfeitamente a aplicativos na nuvem e na Web.

Os outros recursos da distribuição incluem atualizações automáticas, fácil instalação passo a passo, interface elegante e fácil de usar e maior mobilidade, integrando-se diretamente aos aplicativos baseados na nuvem.

A distribuição emprega um ambiente de desktop híbrido LXDE/Xfce, combinando a sessão lxde do LXDE com o painel e o menu de aplicativos do Xfce.

Agora, a equipe do Peppermint OS anunciou o lançamento de suas primeiras imagens ISO baseadas na distribuição Devuan.

Peppermint OS baseado no Devuan já está disponível

Peppermint OS baseado no Devuan já está disponível
Peppermint OS baseado no Devuan já está disponível

O objetivo do Peppermint OS sempre foi fornecer um ambiente de sistema operacional familiar para novos usuários do Linux.

Inicialmente derivado do Ubuntu, o Peppermint OS foi rebaseado no Debian Stable no início deste ano, um lançamento que veio quase três anos após a versão anterior, Peppermint 10.

Desde o início de junho de 2022, os desenvolvedores do Peppermint OS nos provocaram com uma nova versão da distribuição GNU/Linux baseada no aclamado sistema operacional Devuan GNU/Linux, que também é derivado do Debian GNU/Linux, mas vem sem o controverso sistema systemd init e fornece apenas software livre.

Em 2 de agosto de 2022, Joseph Dickson anunciou que a primeira versão do Peppermint OS baseada em Devuan agora está pronta para implantação em massa, visando todos que não desejam systemd em seu sistema e desejam construir um computador 100% gratuito sem nenhum software proprietário .

Os desenvolvedores do Peppermint OS disseram que as ISOs baseadas em Devuan serão mantidas junto com as ISOs baseadas em Debian para sistemas de 32 e 64 bits, o que é uma boa notícia para aqueles que desejam reviver computadores antigos.

Eles também acrescentaram o fato de que os ISOs baseados em Devuan são apenas para usuários não systemd.

A nova versão do Peppermint OS também traz algumas mudanças muito necessárias para a distribuição.

Por exemplo, o splash de inicialização do Plymouth foi atualizado para funcionar melhor com o processo init do Devuan, o pacote pulseaudio-module-bluetooth foi incluído para fornecer melhor suporte ao Bluetooth e o instalador do Calamares recebeu alguma atenção.

Você pode baixar as imagens ISO ao vivo baseadas no Debian ou no Devuan para sistemas de 64 bits ou 32 bits usando o link mais abaixo. Ambas as edições apresentam o ambiente de desktop leve Xfce 4.16 e são alimentadas pelo kernel Linux 5.10 LTS.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Peppermint OS baseado no Devuan

A imagem ISO do Peppermint OS baseado no Devuan já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.