Se você precisa copiar algo de discos rígidos SATA para um Raspberry, o Radxa Penta SATA HAT permite conectar até 5 HDDs SATA a um RPi 5.
Os HD SATA são os discos mais comuns, encontrados na maioria dos computadores, notebooks e equipamentos domésticos.
Projetados para trabalhar onde o número de acessos geralmente é baixo, possuem tamanho do prato de 2.5″ ou 3.5″ e velocidade de rotação variando entre 4.200 e 7.200 RPM.
E a Radxa Penta SATA HAT é uma placa complementar de US$ 45 que permite conectar até cinco discos rígidos SATA ou SSDs a um Raspberry Pi 5 para criar um dispositivo de armazenamento conectado à rede para uso como servidor de arquivos, dispositivo de backup ou apenas um pequeno PC com suporte para muito armazenamento.
Disponível agora na ARACE, a placa também deverá estar disponível na Amazon.
Penta SATA HAT permite conectar até 5 HDDs SATA a um RPi 5
Sim. O Penta SATA HAT permite conectar até 5 HDDs SATA a um RPi 5. Como aponta a CNX Software, o Penta SATA HAT é na verdade um acessório que a Radxa vende há anos.
Mas até agora ele foi projetado principalmente para o computador de placa única da empresa e não era compatível com dispositivos Raspberry Pi até o lançamento do Raspberry Pi 5.
Isso ocorre porque o mais recente computador de placa única do Raspberry Pi é o primeiro a suportar conexões PCIe por meio de um novo conector de cabo FPC.
A placa Radxa possui quatro interfaces SATA mais um conector eSATA, permitindo conectar unidades de 2,5 ou 3,5 polegadas a um Raspberry Pi (ou outros computadores de placa única suportados). Radxa diz que há suporte de software para configurações RADIO 0, RAID 1 e RAID 5.
Outros recursos incluem conectores para um ventilador opcional ou display OLED que pode mostrar informações de armazenamento ou outros detalhes, uma entrada de alimentação de 12 V e uma interface de alimentação ATX que pode ser usada para conectar uma fonte de alimentação.
A placa vem com um cabo eSATA para SATA e parafusos para conectar o PENTA SATA HAT a um Raspberry Pi 5.