Categorias
Arch bodhi CentOS Debian Deepin Elementary Fedora Gentoo Kali Kylin LFS Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Notícias Open Source OpenMandriva openSUSE pclinuxos Pop!_OS Red Hat Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Tecnologia Trisquel Ubuntu Zorin

PeerTube 7 lançado com uma reformulação completa

E foi lançado o PeerTube 7 com uma reformulação completa, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.

Leia o restante do texto “PeerTube 7 lançado com uma reformulação completa”

E foi lançado o PeerTube 7 com uma reformulação completa, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.

PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.

É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.

Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.

Todos os servidores PeerTube são interoperáveis ​​como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.

Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.

PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.

Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.

Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 7.

Novidades do PeerTube 7

PeerTube 7 lançado com uma reformulação completa

Após sete anos de evolução constante, o PeerTube está dando um passo significativo ao lançar o PeerTube v7. O destaque – uma IU completamente reformulada.

Nos últimos anos, o design e a terminologia originais em preto e laranja do PeerTube gradualmente tomaram forma, influenciados pela necessidade e pela contribuição da comunidade.

Agora, a plataforma deu um passo para trás para definir uma identidade visual mais intencional.

O novo tema padrão Light/Beige é mais agradável aos olhos, enquanto um tema Dark/Brown está disponível para aqueles que preferem interfaces mais escuras.

Essas mudanças também forneceram uma oportunidade de limpar o código subjacente, simplificando as variáveis ​​CSS e tornando muito mais fácil para a comunidade criar e compartilhar seus próprios temas personalizados.

A linguagem também importa. Até agora, o PeerTube se referia aos seus servidores hospedados de forma independente como “instâncias”, o que fazia sentido para uma multidão familiarizada com tecnologia e redes federadas.

No entanto, para tornar a plataforma mais acessível, eles foram renomeados como “plataformas”. A nova terminologia visa dar as boas-vindas aos menos familiarizados com as complexidades do Fediverse e incentiva um ambiente mais inclusivo.

Continuando com as melhorias de redesenho, com o PeerTube 7, a navegação agora é mais direta do que nunca.

Por exemplo, os criadores de conteúdo agora têm um “espaço de vídeo” dedicado, separado de sua biblioteca de usuário regular, agilizando o processo de upload e gerenciamento de seu conteúdo.

Os administradores também encontrarão suas tarefas simplificadas, graças às páginas reorganizadas “Visão geral”, “Moderação” e “Configurações” que facilitam a localização das ferramentas e informações de que precisam.

Enquanto isso, as páginas de descoberta de vídeo foram consolidadas. Em vez de fazer malabarismos com várias páginas como “Adicionados recentemente”, “Vídeos locais” ou “Tendências”, os espectadores agora podem explorar todas essas categorias perfeitamente em uma única página “Navegar pelos vídeos”.

Uma página “Descobrir vídeos” atualizada visa capacitar ainda mais os usuários curiosos, tornando mais simples do que nunca navegar pelo conteúdo.

A barra lateral esquerda familiar e o menu de cabeçalho também foram reestruturados, colocando as configurações da conta e notificações em locais mais intuitivos.

Um ponto comum de confusão entre os novos usuários do PeerTube era entender em qual plataforma eles estavam e de onde os vídeos se originaram.

Para resolver isso, os proprietários da plataforma agora podem adicionar facilmente um banner e um ícone de plataforma, ambos visíveis nas páginas, em aplicativos móveis e no mecanismo de busca do PeerTube, SepiaSearch.

Visitantes não registrados encontrarão nomes e descrições de plataformas no menu à esquerda, tornando a identidade de cada plataforma mais clara desde o início.

Além disso, as miniaturas de vídeo agora exibem avatares do criador, garantindo que os espectadores possam identificar rapidamente a fonte de cada vídeo.

Os títulos são mais proeminentes, enquanto as datas e contagens de visualizações são apresentadas sutilmente, permitindo que os usuários encontrem conteúdo que lhes interessa com menos desordem visual.

No lado da acessibilidade, o PeerTube 7 traz contrastes de cores aprimorados, temas melhores, barras de progresso mais acessíveis e suporte refinado para leitores de tela.

Rótulos ausentes foram adicionados a elementos interativos, a navegação pelo teclado foi aprimorada e dependências não acessíveis foram reimplementadas de forma mais inclusiva.

As legendas se tornaram mais fáceis de gerenciar e editar. Com o novo modal de edição de legendas, o que antes era uma ferramenta “básica” agora oferece uma experiência muito mais suave.

Além disso, uma contribuição da comunidade recentemente integrada impulsionou os recursos de SEO do PeerTube. Os avatares da plataforma agora aparecem nas tags do Open Graph, e contas ou canais vazios não lotam mais o mapa do site.

Essas melhorias ajudam os criadores de conteúdo e os administradores da plataforma a atingir um público mais amplo.

Por fim, as opções de idiomas do PeerTube continuam a se expandir, incluindo o eslovaco, levando a plataforma para mais de 38 idiomas. A equipe agradece calorosamente a todos os voluntários dedicados que contribuíram com traduções ao longo dos anos.

Para saber mais sobre essa versão do PeerTube, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar para o PeerTube 7

Para instalar a versão mais recente do PeerTube nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível FreeTube no Linux via Flatpak
YouTube com privacidade? Instale e experimente o FreeTube no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile