E foi lançado o PeerTube 6 com otimizações, melhorias, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.
PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.
É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.
Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.
Todos os servidores PeerTube são interoperáveis como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.
Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.
PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.
Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.
Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 6.
Novidades do PeerTube 6
Depois de quase seis meses de desenvolvimento desde o lançamento anterior, ele conheceu a nova versão do PeerTube 6, onde foram implementadas diversas funções que foram solicitadas pela comunidade e que levaram a melhorar a experiência do usuário.
A nova versão apresentada do PeerTube 6 implementa diversas funções, mas uma das importantes é a capacidade de proteger vídeos com senha, com todos os usuários agora tendo a opção de estabelecer senhas durante o processo de carregamento, download, importação ou atualização, o que permite oferecer conteúdo exclusivo.
Além disso, esta funcionalidade garante que apenas os usuários que possuem a senha correspondente possam acessar o conteúdo protegido. Para um gerenciamento mais avançado, é oferecida flexibilidade de gerenciamento de múltiplas senhas por meio da API REST.
Este recurso permite, por exemplo, atribuir senhas separadas a cada usuário e revogar as senhas emitidas conforme necessário.
Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do PeerTube 6 é a capacidade de obter uma vista prévia dos vídeos ao passar o cursor sobre a barra de progresso ou arrastá-los.
Com esta nova função, você oferece uma visão prévia dos fotogramas, melhorando significativamente a experiência do usuário ao explorar visualmente a transmissão.
Cabe mencionar que os administradores têm a opção de usar o comando «npm run create-generate-storyboard-job» para obter uma visão prévia dos vídeos mais antigos e assim aprovar esta função em todo o conteúdo da plataforma.
Além disso, no PeerTube 6 é apresentada a capacidade de voltar a carregar um vídeo que você pode usar para atualizar o vídeo anterior com apenas alguns cliques.
Dito isso, a função permite que os criadores atualizem seu conteúdo mantendo a URL, o título, os comentários e as estatísticas originais. Deve-se mencionar que a versão antiga do vídeo foi perdida irremediavelmente e a versão atualizada está disponível através do link antigo.
Também é apresentada a capacidade de definir capítulos em vídeos, que podem ser encontrados mais rapidamente usando a barra de progresso.
Para definir os “capítulos” se você adicionou uma guia na página de configuração, onde o usuário pode definir a hora de início e a descrição dos pontos principais do vídeo. Os episódios também são transferidos automaticamente quando vídeos importantes do YouTube.
Por outro lado, o reprodutor de vídeo é mais eficiente, você não pode reconstruir cada vez que o vídeo muda, além de manter a configuração de visualização (velocidade, tela completa, etc.) quando o vídeo muda e também se ajusta automaticamente seu tamanho para que corresponda à proporção do vídeo.
Das demais mudanças que se destacam no PeerTube 6, temos os seguintes itens:
- Mudanças e otimizações aprimoradas com base em testes de estresse de transmissões ao vivo e transmissões de vídeo clássicas com vários milhares de participantes simultâneos.
- O player de vídeo foi otimizado para eficiência e melhorias de acessibilidade foram feitas para acomodar usuários com deficiência.
- Melhor gerenciamento remoto do corretor.
- Compartilhamento de link de vídeo e SEO aprimorados.
- Várias correções para acessibilidade e navegação pelo teclado.
- Removido o suporte para o protocolo WebTorrent em favor do HLS (com WebRTC P2P)
- A eficiência do player de vídeo foi melhorada, permitindo a seleção automática do tamanho da janela
- Suporte de SEO aprimorado para ajudar os vídeos hospedados em uma plataforma PeerTube a aparecerem em uma posição superior nos resultados de pesquisa dos mecanismos de pesquisa.
Para saber mais sobre essa versão do PeerTube, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar para o PeerTube 6
Para instalar a versão mais recente do PeerTube nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível FreeTube no Linux via Flatpak
YouTube com privacidade? Instale e experimente o FreeTube no Linux