PeerTube 6.2 lançado com legendas automáticas, e mais

E foi lançado o PeerTube 6.2 com legendas automáticas, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.

PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.

É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.

Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.

Todos os servidores PeerTube são interoperáveis ​​como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.

Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.

PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.

Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.

Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 6.2.

Novidades do PeerTube 6.2

PeerTube 6.2 lançado com legendas automáticas
PeerTube 6.2 lançado com legendas automáticas

Mais de dois meses após seu lançamento anterior 6.1, PeerTube, uma plataforma descentralizada de hospedagem de vídeos desenvolvida como alternativa às centralizadas como o YouTube, lançou a versão 6.2, trazendo novos recursos para tornar o gerenciamento de vídeos mais fácil e eficiente.

A moderação, embora essencial, muitas vezes parece uma tarefa árdua. O PeerTube 6.2 alivia esse fardo com novas ferramentas para gerenciar comentários.

PeerTube 6.2 apresenta uma página dedicada listando todos os comentários em seus vídeos, permitindo que você aprove cada um manualmente. Além disso, agora você pode criar listas de palavras para sinalizar comentários contendo termos específicos para revisão automaticamente.

A boa notícia é que esse recurso não se destina apenas a usuários individuais; os administradores também podem se beneficiar. Eles podem monitorar vídeos em busca de palavras-chave específicas, ajudar a aplicar as diretrizes da comunidade ou rastrear conteúdo viral.

A acessibilidade é outro foco importante na versão PeerTube 6.2. Diante disso, o PeerTube agora oferece transcrição automática de vídeo. Este recurso usa Whisper, uma ferramenta de IA, para gerar legendas de vídeo, tornando o conteúdo mais acessível a um público mais amplo.

Em outras palavras, agora os administradores podem ativar esse recurso para criar legendas automaticamente para novos vídeos ou acionar o processo para conteúdo existente. Mas as novidades não param por aqui. Há mais.

Além da moderação e da transcrição, o PeerTube 6.2 apresenta várias outras melhorias:

  • Criação de miniaturas: agora você pode selecionar uma miniatura diretamente de um quadro do seu vídeo ou fazer upload de uma imagem do seu dispositivo.
  • Destaque de transmissões ao vivo: nunca mais perca uma transmissão ao vivo. As transmissões ao vivo agora têm destaque nas páginas Adicionados recentemente, Tendências, Vídeos da conta e Vídeos do canal.

Por último, a nova versão inclui uma série de correções de bugs, melhorias de desempenho e outras pequenas melhorias.

Para saber mais sobre essa versão do PeerTube, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar para o PeerTube 6.2

Para instalar a versão mais recente do PeerTube nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível FreeTube no Linux via Flatpak
YouTube com privacidade? Instale e experimente o FreeTube no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.