E foi lançado o PeerTube 6.1 com recurso de importação e exportação de conta, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.
PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.
É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.
Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.
Todos os servidores PeerTube são interoperáveis como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.
Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.
PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.
Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.
Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 6.1.
Novidades do PeerTube 6.1
PeerTube 6.1 inclui alguns novos recursos e correções de segurança. E o destaque desta versão é a introdução da funcionalidade de importação/exportação de contas.
No PeerTube 6.1, os usuários agora podem exportar todos os dados de suas contas, incluindo vídeos, canais e preferências, para um arquivo para download. Isso não serve apenas como uma ferramenta de backup útil, mas também facilita transições perfeitas entre instâncias do PeerTube.
No entanto, é importante observar que, embora os dados possam ser duplicados entre instâncias, eles não são migrados, proporcionando aos usuários maior flexibilidade e controle sobre seu conteúdo.
Além disso, o PeerTube 6.1 agora preserva os arquivos de vídeo originais após o upload, juntamente com as versões transcodificadas.
Isso significa que os usuários podem reter cópias de alta qualidade de seus vídeos na plataforma, agilizando o gerenciamento do armazenamento e garantindo acessibilidade sem comprometer a qualidade.
Para se alinhar aos padrões do setor, a plataforma reduziu a duração necessária para contar uma visualização para apenas 10 segundos.
Além disso, no PeerTube 6.1 as visualizações agora são atribuídas com base em identificadores exclusivos do navegador, em vez de endereços IP, garantindo métricas mais precisas e evitando a inflação de visualizações.
A facilidade de uso também não fica de fora nesta versão. Nesse sentido, as legendas ficaram mais acessíveis com uma interface intuitiva diretamente integrada ao reprodutor de vídeo.
Além das melhorias de recursos, o PeerTube 6.1 aborda duas vulnerabilidades críticas de segurança relacionadas à federação ActivityPub, protegendo os dados do usuário e garantindo interações seguras entre instâncias.
Por último, como acontece com todas as versões, a plataforma apresenta inúmeras melhorias, correções de bugs e melhorias na experiência do usuário.
Para saber mais sobre essa versão do PeerTube, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar para o PeerTube 6.1
Para instalar a versão mais recente do PeerTube nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o incrível FreeTube no Linux via Flatpak
YouTube com privacidade? Instale e experimente o FreeTube no Linux