E foi lançado o PeaZip 9.8 com várias melhorias de interface e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.
Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.
Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.
Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.
PeaZip implanta um gerenciador de arquivos poderoso e completo para visualizar, navegar e pesquisar arquivos compactados, apresentando um amplo conjunto de funções de segurança de dados: criptografia forte (AES, Twofish, Serpent), gerenciador de senha criptografada, autenticação opcional de dois fatores (criptografia com senha e keyfile), exclusão segura e ferramentas de hash de arquivo.
Enfim, o PeaZip é um software gerenciador de arquivos multi plataforma de código aberto, fornecendo funções de criptografia e compactação, que abrem e extraem mais de 200 tipos de arquivos.
O software é lançado sob a licença Open Source LGPLv3, gratuito para qualquer uso – privado e profissional. Além disso, todos os pacotes PeaZip são downloads seguros e não contêm publicidade ou software prejudicial.
Agora, o PeaZip 9.8 foi lançado.
Novidades do PeaZip 9.8
Vindo três meses após o lançamento do PeaZip 9.7, o PeaZip 9.8 foi lançado como uma grande atualização para este utilitário de arquivamento de arquivos de código aberto, gratuito e multiplataforma que adiciona vários aprimoramentos de UI e CLI, novos temas e correções de bugs.
Os destaques do PeaZip 9.8 incluem novos temas Mac e Tux (você pode ver o novo tema Tux na imagem em destaque acima), uma nova opção “Sempre navegar pelos arquivos em visualização plana” no Menu Principal> Navegar e o item do menu de contexto de navegação, um nova opção “Funções de comentários e informações” no menu de contexto da barra de status e um menu de contexto “Extrair para” aprimorado para extração direta de arquivos.
Os desenvolvedores explicam nas notas de lançamento que agora é possível extrair diretamente todos os arquivos ou apenas itens selecionados usando o menu de contexto “Extrair para” sem confirmação adicional de qualquer caminho de saída em favoritos, histórico ou localização atual. Além disso, os links “Extrair aqui” agora podem extrair todos os arquivos ou apenas os itens selecionados.
Os desenvolvedores disseram que:
“Os submenus de seleção e navegação nas telas de extração e arquivamento agora são organizados da mesma forma que o submenu extrair aqui: os favoritos são mostrados primeiro, o histórico, o histórico da sessão e a localização atual são mostrados no submenu Histórico.”
Várias novas opções de linha de comando foram adicionadas no PeaZip 9.8, que podem ser usadas tanto em scripts quanto para integração de sistema.
Isso inclui -ext2neutral, para extrair arquivos diretamente no caminho atual aplicando a política de “nova pasta” conforme definido no aplicativo PeaZip, -ext2downloads, -ext2desktop e -ext2documents para extrair arquivos diretamente nos caminhos Downloads, Desktop ou Documentos, bem como -ext2bookmark(1..8) para extrair arquivos no caminho dos itens marcados de 1 a 8.
Além disso, esta versão corrige a classificação de nomes de diretório que foi exibida incorretamente nos menus suspensos de visualização em árvore e trilha de navegação para alguns conjuntos de widgets, bem como alguns problemas que afetam os usuários do Windows.
Nos bastidores, o PeaZip 9.8 usa o Pea 1.18 como back-end padrão e é compilado com o Lazarus 3.2, enquanto as fontes ainda são compatíveis com a série Lazarus 2.x.
Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PeaZip
Você pode baixar o PeaZip mais recente agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.
Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados