E foi lançado o PeaZip 8.6 com layout de interface do usuário mais personalizável, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.
Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.
Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.
Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.
PeaZip implanta um gerenciador de arquivos poderoso e completo para visualizar, navegar e pesquisar arquivos compactados, apresentando um amplo conjunto de funções de segurança de dados: criptografia forte (AES, Twofish, Serpent), gerenciador de senha criptografada, autenticação opcional de dois fatores (criptografia com senha e keyfile), exclusão segura e ferramentas de hash de arquivo.
Enfim, o PeaZip é um software gerenciador de arquivos multi plataforma de código aberto, fornecendo funções de criptografia e compactação, que abrem e extraem mais de 200 tipos de arquivos.
O software é lançado sob a licença Open Source LGPLv3, gratuito para qualquer uso – privado e profissional. Além disso, todos os pacotes PeaZip são downloads seguros e não contêm publicidade ou software prejudicial.
Agora, o PeaZip 8.6 foi lançado para download para plataformas Linux, macOS e Windows com vários novos recursos e melhorias para usuários Linux.
Novidades do PeaZip 8.6
O PeaZip 8.6 está aqui quase dois meses após a versão 8.5 para introduzir um novo tema padrão chamado “Principal” que apresenta ícones projetados para se integrar visualmente com a maioria dos designs de sistemas operacionais suportados.
Além disso, novos ícones .ico e .png estão agora disponíveis no diretório (peazip)/res/share/icons para personalizar ainda mais o aplicativo.
O controle do seletor de temas foi simplificado nesta versão, assim como a organização do layout da interface do usuário com a introdução de um novo menu pop-up “Estilo” no lado direito da barra de ferramentas, que unifica vários dos submenus usados para personalização rápida do UI, barra de status mais simples e submenu de navegação no menu de contexto, bem como menu de navegação unificado para a barra de endereços, trilha de navegação e visualização em árvore.
Os recursos de extração e arquivamento do PeaZip também foram aprimorados nesta versão com suporte para uma nova opção “Execução imediata” em Perfis e Predefinições para iniciar imediatamente a compactação de arquivos selecionados sem exigir confirmação, bem como uma nova opção que impede que arquivos editados sendo salvo imediatamente no arquivo e duas novas opções de linha de comando (-add2preset N e -add2custom) para compactar arquivos usando uma das predefinições de compactação e para carregar uma configuração de compactação personalizada salva.
Além disso, o PeaZip 8.6 adiciona um novo menu pop-up “Session History” aos botões “Back” e “Forward”, um menu pop-up breadcrumb ao botão “Up”, faz os rótulos na barra de status de as telas de Arquivamento e Extração podem ser clicadas sempre que você quiser ver informações sintéticas sobre uma tarefa, corrige um problema com o tamanho do dicionário para arquivos ZIP usando a compactação XZ e atualiza os backends para Pea 1.07 e Zstd 1.5.2 (Linux).
Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PeaZip
Você pode baixar o PeaZip 8.6 agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.
Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados