E foi lançado o PeaZip 10 com interface renovada, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.
Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.
Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.
Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.
PeaZip implanta um gerenciador de arquivos poderoso e completo para visualizar, navegar e pesquisar arquivos compactados, apresentando um amplo conjunto de funções de segurança de dados: criptografia forte (AES, Twofish, Serpent), gerenciador de senha criptografada, autenticação opcional de dois fatores (criptografia com senha e keyfile), exclusão segura e ferramentas de hash de arquivo.
Enfim, o PeaZip é um software gerenciador de arquivos multi plataforma de código aberto, fornecendo funções de criptografia e compactação, que abrem e extraem mais de 200 tipos de arquivos.
O software é lançado sob a licença Open Source LGPLv3, gratuito para qualquer uso – privado e profissional. Além disso, todos os pacotes PeaZip são downloads seguros e não contêm publicidade ou software prejudicial.
Agora, o PeaZip 10 foi lançado.
Novidades do PeaZip 10
Sim. O PeaZip foi atualizado para a versão 10, uma versão principal que apresenta muitos novos recursos e melhorias.
Os destaques do PeaZip 10 incluem uma nova pasta “dispositivos MTP” na seção Sistema de arquivos da barra lateral de navegação para sistemas Linux para facilitar o acesso a dispositivos montados, uma GUI reformulada com uma tela de progresso atualizada, bem como suporte para desabilitar dicas e dicas de ferramentas e um mecanismo de renderização de GUI atualizado.
Com esta versão, todos os estilos e tamanhos de navegador de arquivos agora são suportados em sistemas Linux, e o PeaZip agora exibe ícones de pasta especiais para todos os modos e tamanhos.
O menu Estilo, temas e ícones incorporados e o menu de contexto foram todos atualizados como parte do novo design.
A funcionalidade de arquivamento de arquivos do PeaZip também foi aprimorada nesta versão com suporte para definir o nível de sintaxe 7z / p7zip” de volta às versões 17.05 e 16.02 em Opções > Configurações > Avançado para melhorar a compatibilidade com a sintaxe das versões legadas 7z / p7zip.
Além disso, o PeaZip 10 melhora o link rápido “Extrair aqui” na barra de ferramentas para aparecer quando um ou mais arquivos são selecionados no navegador de arquivos e atualiza as predefinições de compactação com suporte para arquivos tar.gz, tar.xz e tar.zst.
Por dentro, o PeaZip 10 usa o backend Pea 1.20 que agora pode pesquisar valores de hash de arquivos no Google e Virustotal para detectar malware conhecido, novas opções de linha de comando para exibir a visualização de texto dos arquivos e a capacidade de salvar diretamente os resultados de soma de verificação/hash em formatos compatíveis com GNU Coreutils.
Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PeaZip
Você pode baixar o PeaZip mais recente agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.
Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados