PeaZip 10.1 lançado com melhorias de segurança e usabilidade

E foi o 10.1 com de e , e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.

Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.

Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.

Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.

PeaZip implanta um gerenciador de arquivos poderoso e completo para visualizar, navegar e pesquisar arquivos compactados, apresentando um amplo conjunto de funções de segurança de dados: criptografia forte (AES, Twofish, Serpent), gerenciador de senha criptografada, autenticação opcional de dois fatores (criptografia com senha e keyfile), exclusão segura e ferramentas de hash de arquivo.

Enfim, o PeaZip é um software gerenciador de arquivos multi plataforma de código aberto, fornecendo funções de criptografia e compactação, que abrem e extraem mais de 200 tipos de arquivos.

O software é lançado sob a licença Open Source LGPLv3, gratuito para qualquer uso – privado e profissional. Além disso, todos os pacotes PeaZip são downloads seguros e não contêm publicidade ou software prejudicial.

Agora, o foi lançado.

Novidades do PeaZip 10.1

PeaZip 10.1 lançado com melhorias de segurança e usabilidade
PeaZip 10.1 lançado com melhorias de segurança e usabilidade

Sim. O PeaZip lançou recentemente a versão 10.1, trazendo uma série de atualizações destinadas a melhorar a segurança e a usabilidade.

Uma das atualizações de backend do PeaZip 10.1 mais notáveis ​​é a introdução do scrypt como a Função de Derivação de Chave (KDF) padrão, substituindo o PBKDF2 de versões anteriores.

O Scrypt melhora a resistência a ataques de adivinhação de senha aumentando o custo de memória por instância, o que significa melhor proteção para seus dados.

Por padrão, o scrypt usa 64 MB de memória, mas isso pode ser configurado para até 1 GB para segurança adicional, oferecendo flexibilidade para usuários com diferentes capacidades de hardware.

Este novo KDF é aplicado em todos os modos de criptografia em cascata, garantindo três camadas de segurança em arquivos criptografados.

O PeaZip 10.1 também aborda vários bugs importantes para aprimorar a funcionalidade. As correções incluem:

  • A opção de extração “Perguntar antes de sobrescrever (no console)” agora define corretamente o aplicativo no modo console, eliminando inconsistências anteriores.
  • As operações de cópia/movimentação de diretório em sistemas do tipo Unix agora foram corrigidas para melhor confiabilidade.
  • No Windows, o bug de arrastar e soltar que afetava a extração em certos gerenciadores de arquivos e aplicativos de terceiros foi resolvido, com compatibilidade mais ampla agora garantida.
  • O problema com a extração de arrastar e soltar falhando na primeira tentativa em algumas instâncias do Windows também foi corrigido, proporcionando uma experiência de usuário mais uniforme.

O gerenciador de arquivos PeaZip recebeu uma de GUI para uma experiência mais simplificada.

A navegação de trilha de navegação foi aprimorada, com destaque agora consistentemente seguindo as cores do tema ativo. Os usuários podem opcionalmente sublinhar e destacar a trilha de navegação do endereço para melhor orientação visual.

A navegação dentro do aplicativo também foi atualizada no PeaZip 10.1. O modo compacto da barra lateral agora está totalmente integrado a outros modos de barra de navegação — navegação, visualização em árvore ou nenhum — todos os quais podem ser alternados convenientemente com Alt+4.

Além disso, arrastar e soltar itens na barra de navegação agora é possível, mesmo no modo compacto, e a largura da barra de navegação se ajusta automaticamente ao nível de zoom do aplicativo.

Além disso, acessar o menu de cabeçalho da coluna do navegador de arquivos agora é mais fácil por meio do menu de navegação superior.

Para aqueles que preferem o modo escuro, os temas e ícones atualizados agora têm uma aparência melhor com suporte aprimorado para transparência alfa.

Os ícones dos temas, que são imagens PNG, podem usar transparência alfa para uma aparência polida, mas continua sendo opcional.

Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PeaZip

Você pode baixar o PeaZip mais recente agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.

Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.