Agora que a AMD lançou seus chips de próxima geração, os fabricantes de PCs portáteis para jogos já estão migrando para o Ryzen 8040U.
Os chips Ryzen 7040U da AMD provaram ser muito populares entre os fabricantes de PCs portáteis para jogos este ano, graças à sua combinação de núcleos de CPU AMD Zen 4 e gráficos integrados RDNA 3.
Mas agora que a AMD lançou seus chips de próxima geração, estamos começando a ver fabricantes de PCs portáteis para jogos anunciarem planos para lançar modelos com processadores Ryzen 8040U “Hawk Point”.
PCs portáteis para jogos já estão migrando para o Ryzen 8040U
Sim. Os fabricantes de PCs portáteis para jogos já estão migrando para o Ryzen 8040U. GPD planeja usar os novos chips para versões atualizadas de seus portáteis Win Mini, Win 4 e Win Max 2, enquanto AYA diz que o próximo portátil AYA Neo Flip estará disponível com opções Ryzen 7 7840U e 8840U.
O único problema? Os usuários provavelmente não verão nenhuma melhoria significativa no desempenho.
Isso ocorre porque os novos chips AMD Ryzen 7 8840U e Ryzen 5 8640U são virtualmente idênticos aos processadores Ryzen 7 7840U e Ryzen 5 7640U da geração anterior em todos os aspectos que realmente importam para jogos portáteis.
Os novos chips da série 8040 têm a mesma arquitetura de CPU e GPU, frequências de CPU e gráficos, e núcleos de GPU contam como seus equivalentes da série 7040. E ainda são chips de 15 a 30 watts com um TDP padrão de 28 watts.
Então, por que a AMD se preocupou em lançar novos chips?
Primeiro, os novos chips apresentam uma unidade de processamento neural atualizada para um aumento de até 60% no desempenho da IA, o que provavelmente tem pouco ou nenhum impacto nos jogos.
E em segundo lugar? Números maiores soam melhor. A AMD tem o hábito de reutilizar tecnologias mais antigas para novos chips, ao mesmo tempo que atualiza os nomes para refletir o ano em que foram lançados.
Honestamente, provavelmente faria mais sentido para os fabricantes de portáteis continuarem usando chips Ryzen 7040U enquanto durarem os estoques, já que eles provavelmente são mais fáceis de obter no momento, ao mesmo tempo que oferecem desempenho virtualmente idêntico.
Mas mudar para chips de “próxima geração” pode fazer mais sentido do ponto de vista de marketing.
E não está claro se o uso de chips mais antigos realmente economizará algum dinheiro, já que a AMD provavelmente está tentando convencer a maioria dos fabricantes de PC a migrar dos processadores da série Ryzen 7000 para a série 8000 de qualquer maneira.