PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises

Se você estava na expectativa, a hora é agora, pois finalmente os PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises.

A Qualcomm e a Microsoft fizeram grandes reivindicações pelos novos processadores Snapdragon X Elite que alimentam alguns dos primeiros PCs Copilot+ disponíveis a partir de hoje.

Agora que as primeiras avaliações começam a chegar, será que elas cumprem a promessa? De certa forma, sim. Em outros? Não. Ou pelo menos ainda não.

PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises

PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises
PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises – (Qualcomm Snapdragon S 15 OLED)

Sim. Os PCs com Snapdragon X Elite chegam hoje, junto as análises. E até agora, as únicas análises que vi são do Asus Vivobook S 15 OLED, que é equipado com um processador Snapdragon X Elite X1E78100 básico.

E a maioria dos revisores parece concordar que o chip é capaz de oferecer forte desempenho geral e excelente duração da bateria.

Mas o problema é que quase oito anos depois que a Microsoft e a Qualcomm anunciaram planos de trazer a experiência completa de desktop do Windows para dispositivos com chips ARM, a maioria dos aplicativos do Windows ainda não foi projetada com suporte nativo para a arquitetura.

Isso significa que o Windows precisa usar uma camada de tradução para emular a arquitetura x86_64.

E embora a Microsoft diga que sua nova camada de tradução Prism deve permitir que muitos aplicativos sejam executados em velocidades quase nativas, revisores independentes dizem que nem sempre é o caso.

Além do mais, pode ser complicado saber se o aplicativo que você deseja executar tem uma versão ARM nativa ou não, então pode ser um acerto ou erro instalar aplicativos, ativá-los e depois se perguntar por que eles não parecem tão bons. rápido como fariam em outros laptops.

Portanto, embora os benchmarks sintéticos mostrem que o processador Snapdragon X Elite básico pode trocar golpes com os mais recentes processadores móveis Intel e AMD, o desempenho no mundo real pode variar de tarefa para tarefa.

Navegação na web? Não deveria ser um problema. Edição de vídeo? Isso vai depender do aplicativo que você está usando.

As coisas ficam ainda mais instáveis ​​quando se trata de jogos.

Embora ninguém esperasse que laptops com chips Snapdragon X Elite fossem feras nos jogos, a Qualcomm exibiu inúmeras demonstrações de sistemas rodando alguns jogos em taxas de quadros jogáveis. Mas a ênfase parece estar em “alguns”.

Isso ocorre porque mesmo algumas das análises mais elogiosas que já vi indicaram que muitos jogos simplesmente não podem ser instalados, porque você encontrará uma mensagem de erro informando que o jogo não oferece suporte à arquitetura ARM.

E os jogos que você pode instalar provavelmente não funcionarão tão bem quanto em um sistema com processador AMD Ryzen 7040 ou mais recente com gráficos integrados da série Radeon 700M.

Ainda assim, não quero ser muito deprimente aqui.

Em primeiro lugar, as únicas análises que vimos até agora são de um laptop com processador Snapdragon X Elite básico que não possui suporte para maiores velocidades de CPU e não possui a GPU de maior desempenho disponível no processador X1E-84-100.

PlataformaSnapdragonX EliteSnapdragon X Plus
Número da peçaX1E-84-100X1E-80-100X1E-78-100X1P-64-100
Núcleos1210
Frequência máxima multithread3,8GHz3,4GHz
Aumento de núcleo duplo4,2GHz4GHzN / D
Cache total42MB
Gráficos (TFLOPs)4.6 TFLOPs3.8 TFLOPs
NPU (TOPS)45 TOPOS
MemóriaAté 64 GB
LPDDR5x 8.448 MT/s
Largura de banda de 135 GB/s
8 canais
ArmazenamentoSSD PCIe Gen 4 NVMe suporta
UFS 4.0
SD v3.0
CâmeraISP Qualcomm Spectra
ISPs duplos de 18 bits ISP
com detecção sempre
Câmera única: até 64 MP
Câmera dupla: até 2 x 36 MP
Captura de vídeo: 4K HDR
WirelessQualcomm FastConnect 7800 (WiFi 7/BT5.4)
Qualcomm Snapdragon X65 5G Modem-RF (pico de download de 10 Gbps / upload de pico de 3,5 Gbps)
USBAté 3 x USB4, 2 x USB 3.2 Gen 2, 1 x eUSB2

E segundo, até agora, todos os laptops ou tablets Windows em ARM fornecidos ficaram muito atrás de seus equivalentes Intel ou AMD no que diz respeito ao desempenho, especialmente ao emular a arquitetura x86_64 para aplicativos que não são executados nativamente.

Parece que os chips Snapdragon X Elite são bastante rápidos ao executar aplicativos nativos, mas pela primeira vez eles também oferecem desempenho respeitável para aplicativos não nativos… presumindo que esses aplicativos possam ser instalados e executados em primeiro lugar.

Além dos jogos, parece que a maioria pode.

Por isso, ainda tenho esperança de que esta plataforma tenha futuro.

Se um número suficiente de pessoas comprarem laptops com chips Snapdragon X Elite esperando um desempenho bom o suficiente para excelente (dependendo da tarefa), então haverá mais incentivo para os desenvolvedores portarem seus aplicativos e jogos para suporte nativo ARM, caso em que esses mesmos laptops poderia ficar significativamente melhor e mais utilizável ao longo do tempo.

Mas agora? Provavelmente será difícil de vender, a menos que você tenha certeza de que o software que deseja executar já funciona bem.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.