Patch experimental do filesystem Reiser5 foi atualizado para o kernel 5.12

O sistema de arquivos Reiser5 continua a ser desenvolvido por Shishkin e o patch experimental do filesystem Reiser5 foi atualizado para o kernel 5.12.

O ReiserFS é um sistema de arquivos com diário de uso geral, projetado e implementado por uma equipe da Namesys liderada por Hans Reiser. Mas Hans Reiser foi condenado por assassinato em 28 de abril de 2008, deixando o futuro do Reiser4 incerto.

Então, após sua prisão, os funcionários da Namesys tiveram a garantia de que continuariam trabalhando e que os eventos não atrasariam o desenvolvimento do software no futuro imediato.

Já em janeiro de 2008, Edward Shishkin, funcionário e programador da Namesys, foi citado em uma entrevista à CNET dizendo: “A atividade comercial da Namesys parou”.

Shishkin e outros continuaram o desenvolvimento do Reiser4, disponibilizando o código fonte no site da Shishkin, posteriormente transferido para kernel.org. Desde 2008, os funcionários da Namesys receberam 100% de seu financiamento patrocinado pela DARPA.

Em 2010, Michael Larabel do site Phoronix escreveu que Edward Shishkin estava explorando opções para que o Reiser4 fosse incorporado à linha principal do kernel do Linux.

Em abril, o sistema de arquivos Reiser4 fora da árvore foi atualizado para compatibilidade com Linux 5.12, enquanto agora com o Linux 5.13 chegando, Edward Shishkin atualizou o código experimental do sistema de arquivos Reiser5 para compatibilidade com a versão 5.12.

Patch experimental do filesystem Reiser5 foi atualizado para o kernel 5.12

Patch experimental do filesystem Reiser5 foi atualizado para o kernel 5.12

Reiser5 continua a ser desenvolvido por Shishkin como um sucessor de próxima geração do Reiser4 com vários novos recursos em torno de seu volume lógico, vários dispositivos, migração seletiva de arquivos e outros recursos.

As perspectivas de upstream para o Reiser5, entretanto, permanecem um tanto obscuras com esta atualização evolutiva ainda sem qualquer apoio aparente de nenhuma organização importante.

A maioria das distribuições Linux tem buscado nomes como o Btrfs ou continuado com o XFS/EXT4 e esforços como o Stratis da Red Hat ou o interesse aparentemente desaparecido do Ubuntu pelo OpenZFS.

Com o último patch unstable-v5 postado hoje, o sistema de arquivos experimental foi portado para compatibilidade estável do Linux 5.12. Além de ajustar o código para pular do suporte do Linux 5.10 ao 5.12, o patch atualizado também implementa o suporte read_iter ().

O patch mais recente do Reiser5 de hoje pode ser baixado do SourceForge.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile