Graças ao trabalho do desenvolvedor do GNOME, Khalid Abu Shawarib, o recurso pasta personalizada do Nautilus está mais fácil de encontrar.
Já tem tempos que é possível definir ícones de pastas personalizados no Nautilus sem precisar instalar aplicativos de terceiros ou alterar o conjunto de ícones. Mas agora, o recurso pasta personalizada do Nautilus está mais fácil de encontrar.
Pasta personalizada do Nautilus está mais fácil de encontrar
Tudo é feito usando um recurso nativo integrado do gerenciador de arquivos Nautilus – nem é um recurso novo, pois o gerenciador de arquivos permite que os usuários alterem os ícones das pastas desde tempos imemoriais.
Mas atualmente é uma capacidade subexposta e menos conhecida.
A menos que você saiba abrir a caixa de diálogo Propriedades de uma pasta e clicar no ícone do diretório na parte superior (que abre um seletor de arquivos no qual você pode selecionar qualquer arquivo de imagem válido), há uma boa chance de você nunca descobrir o recurso.
Eu certamente não tinha feito isso até o ano passado!
Por que os ícones de pastas personalizados são úteis?
Bem, eles podem ajudar no seu fluxo de trabalho, permitindo que você dê a pastas importantes uma aparência distinta, identificável ou específica.
E eles podem coçar uma coceira estética pessoal, como foi o meu caso quando usei o recurso para alterar a pasta ‘snap’ em branco no diretório Home do Ubuntu para uma com um ícone emblemático.
Portanto, estou satisfeito em ver o GNOME tornando esse recurso de nicho, porém bacana, mais fácil para os usuários descobrirem.
Durante o período de Natal, o colaborador do GNOME, Khalid Abu Shawarib, fez uma série de commits de código que melhoram significativamente a descoberta desse recurso, mais notavelmente:
- Adicionado um ícone de ‘edição’ à miniatura da pasta de diálogo Propriedades
- Adicionado um botão para ‘redefinir’ o ícone personalizado para o ícone padrão
Curiosamente, o TWIG relata que essas melhorias aconteceram como um “efeito colateral da portabilidade de alguns diálogos das APIs de diálogo GTK obsoletas”. Mas, quer essas mudanças tenham sido planejadas ou antes do acaso, elas são bem-vindas por mim de qualquer maneira!
O Nautilus 46 (previsto para março e quase certo para ser lançado no lançamento do Ubuntu 24.04 LTS em abril) pode incluir este pequeno buff – embora sem garantias.
Eles já estão presentes nas últimas compilações noturnas do GNOME (nightly builds) do Nautilus (46 alfa), caso você queira dar uma olhada.