Pouco tempo depois de começar a suportar esse recurso, o Passkey já é a opção de login padrão em contas pessoais Google.
O Google anunciou recentemente que o Passkey agora é a opção de login padrão em todas as Contas pessoais do Google em seus serviços e plataformas.
Passkey já é a opção de login padrão em contas pessoais Google
Depois de configurar um Passkey vinculada ao dispositivo, os usuários podem fazer login em suas contas do Google sem inserir uma senha ou usar a verificação em duas etapas (2SV) ao fazer login.
“Recebemos feedback muito positivo de nossos usuários, por isso hoje estamos tornando o Passkey ainda mais acessíveis, oferecendo-as como opção padrão em Contas pessoais do Google”, disseram os gerentes de produto do Google, Christiaan Brand e Sriram Karra.
“Isso significa que na próxima vez que você fizer login em sua conta, você começará a ver solicitações para criar e usar Passkey, simplificando seus logins futuros. Isso também significa que você verá a opção ‘pular senha quando possível’ ativada em configurações da sua Conta do Google.”
Para criar um Passkey usando seu dispositivo agora mesmo, acesse aqui, faça login em sua conta do Google e clique no botão “Obter senhas”.
Passkey estão vinculados a dispositivos específicos, como computadores, tablets e smartphones, onde foram registradas com uma conta.
Eles funcionam localmente, oferecem uma alternativa mais segura e conveniente às senhas tradicionais e permitem o uso de sensores biométricos, como leitores de impressão digital e reconhecimento facial, juntamente com PINs, chaves de segurança de hardware ou padrões de bloqueio de tela, para acessar sites, serviços on-line e aplicativos.
O uso de Passkey reduz significativamente o risco de violações de dados afetarem outras contas e protege contra ataques de phishing, pois elas não podem ser exploradas para sequestrar contas.
Eles também eliminam a necessidade de lembrar e gerenciar senhas, melhorando a segurança e a facilidade de uso.
Passkey são armazenados com segurança e sincronizadas na nuvem para evitar bloqueios em caso de perda do dispositivo e facilitar transições perfeitas para novos dispositivos.
Esta funcionalidade é compatível com todos os principais navegadores e plataformas da web, incluindo Windows, macOS, iOS e ChromeOS.
O anúncio de agora segue a empresa que introduziu suporte para login sem senha em todas as contas do Google em maio. O Google também introduziu suporte de senha para o sistema operacional Android e seu navegador Chrome em outubro de 2022.
Microsoft, Apple e Google revelaram seu compromisso em endossar Passkey como padrão universal para logins sem senha em maio de 2022.
Como resultado desta colaboração, as credenciais Web Authentication (WebAuthn), também conhecidas como credenciais FIDO, tornaram-se o método estabelecido para fazer login em contas sem depender de senhas nas plataformas dos três gigantes da tecnologia.
O suporte para o padrão WebAuthn remonta a abril de 2018, quando Google, Microsoft e Mozilla anunciaram planos para integrar a nova API em seus respectivos navegadores Chrome, Edge e Firefox.
“É claro que, como qualquer novo começo, a mudança nas senhas levará tempo. É por isso que as senhas e o 2SV ainda funcionarão para as Contas do Google”, disseram Brand e Karra em maio.
“Manteremos você atualizado sobre onde mais você pode começar a usar Passkey em outras contas online. Enquanto isso, continuaremos incentivando a indústria a mudar para o Passkey – tornando as senhas uma raridade e, eventualmente, obsoletas”, acrescentaram.