Se você é usuário da linha de comando e do seu mais tradicional utilitário de segurança, saiba que o gerenciador de senha pass será integrado no KDE Plasma.
- Bug do Google Home permite ouvir conversas
- Como instalar as ferramentas do Kali Linux no Ubuntu com o Katoolin
- Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados
Existem muitos gerenciadores de senhas, mas apenas um é “o gerenciador de senhas padrão do Unix”. E o nome dele é pass, um projeto veterano que sobreviveu a modas e aplicações famosas de todos os tipos
O gerenciador de senha pass será integrado no KDE Plasma
E dentro de muito pouco tempo, os usuários do KDE Plasma poderão desfrutar dele de uma maneira integral.
Naturalmente, pass já foi implementado em muitas aplicações e, na verdade, os usuários do KDE Plasma têm um cliente razoavelmente completo, o QtPass, disponível nos repositórios da maioria das distribuições.
Mas se a integração é um ponto a favor, está chegando o Plasma Pass, cuja primeira versão acaba de ser anunciada.
Plasma Pass 1.0 é a estreia deste applet, widget ou plasmoid – você pode chamá-lo como quiser – que integra o pass na mesma bandeja do ambiente KDE Plasma.
Presumivelmente, ele será adicionado ao desktop em sua próxima versão principal, embora seu autor tenha publicado o pacote com vista a empacotadores de distribuições interessadas, que já haviam pedido, para poder implementá-lo quando quisessem.
Abaixo, você verá um pequeno vídeo do Plasma Pass em ação:
Sem dúvida, o Plasma Pass é um complemento ao qual os usuários do KDE Plasma e do Pass vão querer dar uma olhada mais de perto, quando estiver disponível.
E para outros, é interessante? Ou seja, além do Plasma Pass e do desktop em si.
Tudo depende. É que o pass é um utilitário muito particular, diferente em termos de uso, a menos que você use um aplicativo de desktop para facilitar.
E é exatamente isso que seus desenvolvedores explicam ao dizer que:
“O gerenciamento de senhas deve ser simples e seguir a filosofia Unix. Com o pass, cada senha vive dentro de um arquivo criptografado no GPG, cujo nome de arquivo é o título do site ou o recurso que requer a senha. Esses arquivos criptografados podem ser organizados em hierarquias de pastas significativas, copiados de um computador para outro e, em geral, manipulados usando os utilitários padrão de gerenciamento de arquivos de linha de comando.”
Então, pass é algo diferente, mas também muito seguro, se você souber como gerenciar.
É uma ferramenta projetada para a linha de comando, embora, como mencionado, existam aplicativos que facilitam o trabalho. E agora, o último a entrar na lista, é o Plasma Pass.
Fiquem de olho, que em breve terá mais novidades sobre esse assunto.
Via Muylinux