E foi lançado o Parrot OS 6.1 com melhor suporte ao Raspberry Pi 5, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.
Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.
Agora, a ParrotSecurity anunciou a disponibilidade geral da distribuição Parrot OS 6.1, trazendo ferramentas atualizadas e novos recursos.
Novidades do Parrot OS 6.1
Vindo mais de quatro meses após o Parrot OS 6.0, a versão do Parrot OS 6.1 ainda é alimentada pela série de kernel Linux 6.5 para imagens genéricas de 64 bits (x86_64), bem como Linux 6.6 LTS para a imagem Raspberry Pi, que foi atualizado mais uma vez para melhorar o suporte para a placa Raspberry Pi 5 mais recente.
A imagem Raspberry Pi também recebeu novos drivers para melhor compatibilidade com dispositivos externos, bem como suporte Wi-Fi adequado para o computador Raspberry Pi 400.
Anonsurf, o wrapper de modo anônimo do Parrot para forçar conexões através da rede Tor, foi atualizado para a versão 4.2, uma versão que melhora a estabilidade e corrige problemas no script do iniciador para melhor anonimato e uma experiência de usuário mais agradável.
Esta versão também traz de volta o utilitário parrot-updater que solicita aos usuários lembretes de atualização para manter seus sistemas sempre atualizados, corrige o utilitário de scanner de rede Nmap para corrigir vários erros em seu script Lua de varredura MS SQL, aplica uma importante atualização de segurança para BIND9 e traz as atualizações de segurança mais recentes para o navegador Chromium.
Várias ferramentas de hacking e outros pacotes também foram atualizados no Parrot OS 6.1, incluindo Burp Suite 2024.2.1.3, sqlmap 1.8.3, sslscan 2.1.3, zaproxy 2.14, NetExec 1.1.1, Metasploit 6.4.6, WoeUSB-ng 0.2 .12, Volatility3 1.0.1, rizin 0.7.2, powershell-empire 5.9.5, instaloader 4.11, gdb-gef 2024.1, evil-winrm 3.5, Ruby 3.1, PipeWire 1.0.5, GRUB 2.12, Go 1.21 e LibreOffice 24.2 .
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Parrot OS 6.1
A imagem ISO do Parrot OS 6.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes do Parrot OS podem atualizar para a nova versão executando os comandos abaixo duas vezes em um emulador de terminal.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux