E foi lançado o Parrot 5.1 com AnonSurf 4, Kernel 5.18, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.
Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.
Agora, a ParrotSecurity anunciou a disponibilidade geral da distribuição Parrot 5.1, trazendo ferramentas atualizadas e novos recursos.
Novidades do Parrot 5.1
O Parrot 5.1 está aqui seis meses após o Parrot 5.0 e é alimentado pelo kernel Linux 5.18, que, infelizmente, chegou ao fim da vida útil em agosto. No entanto, o novo kernel vem como uma atualização significativa do kernel Linux 5.16 usado na versão anterior, portanto, você deve esperar um melhor suporte de hardware.
O Parrot 5.1 também vem com a ferramenta de anonimato AnonSurf 4, construída internamente, que fornece aos usuários uma solução para rotear automaticamente todo o tráfego do sistema através da rede Tor anônima. A nova versão apresenta uma nova interface de usuário com um ícone da bandeja do sistema e janela de diálogo de configurações aprimorados, suporta totalmente os sistemas Debian GNU/Linux sem a configuração antiga do resolvconf e oferece uma melhor experiência geral do usuário.
Além disso, o Parrot 5.1 inclui atualizações para várias ferramentas orientadas à segurança, como Metasploit e Exploit-DB, bem como componentes-chave como parrot-menu, que adiciona lançadores extras para ferramentas recém-importadas, e parrot-core, que apresenta um novo Perfil do Firefox com proteção de segurança aprimorada.
Os desenvolvedores disseram que:
“Nosso perfil do Firefox recebeu uma grande atualização que melhora significativamente a privacidade e a segurança em geral. Nossa coleção de favoritos foi renovada e agora inclui novos recursos, incluindo serviços OSINT, novas fontes de aprendizado e outros recursos úteis para hackers, desenvolvedores, estudantes e pesquisadores de segurança.”
O Parrot 5.1 também traz boas notícias para os usuários de ARM, pois há melhorias significativas de desempenho para as várias placas Raspberry Pi e suporte Wi-Fi para o computador Raspberry Pi 400.
Além disso, os usuários de ARM agora podem desfrutar de uma experiência de desktop MATE completa com as edições Parrot Home e Parrot Security.
A edição do Parrot Architect também foi aprimorada e os contêineres do Docker foram atualizados.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Parrot 5.1
A imagem ISO do Parrot 5.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O Parrot 5.1 está disponível para download como Home Edition, Security Edition, Architect & IoT Edition, três Cloud Editions (Architect Edition, HackTheBox Edition e imagens Docker), bem como uma Raspberry Pi Edition para Raspberry Pi 4 com 4 GB de RAM ou superior.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux